Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

JORNAL DE DEBATES > CENSURA

Gripe aviária é tabu na China

26/10/2005 na edição 352

A gripe aviária vem dominando as manchetes dos jornais em todo o mundo, mas na China o assunto é tabu na imprensa, noticiam Lindsay Beck e Chris Buckley [Reuters, 26/10/05]. Seis casos foram detectados no país em meses – dois nos últimos dias, nas províncias de Anhui e Hunan –, mas a mídia tem permanecido, em sua grande maioria, em silêncio.


Questionados nas ruas de Pequim, cidadãos comuns não têm noção da gravidade da situação. ‘Eu acho que houve a gripe aviária em alguns lugares ao sul’, diz a jovem Zhang Ning, de 25 anos. ‘Mas não vi nada na TV’, completa. ‘Se houvesse algo grave tenho certeza de que seria noticiado’, afirma a amiga, Haibin. Informadas de que na semana passada pelo menos 550 aves morreram da doença em Anhui, as amigas riem. ‘Na China, este tipo de informação é sempre bloqueado’, responde Zhang.


O caso recente em Hunan foi noticiado pelo Agricultural Daily, em uma matéria de dois parágrafos na página quatro, sem destaque. Uma porta-voz do Conselho de Informação do Estado não quis comentar por que a história não foi divulgada pelo resto da imprensa.


Um editor de um diário central, que não quis ser identificado, afirmou que os jornais foram instruídos a não reportar mais do que o indicado e que algumas notícias têm sido censuradas por autoridades. ‘A maior preocupação é com o pânico social, que pode prejudicar a renda dos criadores de aves’, disse ele.


Por outro lado, cientistas alertam para os perigos de se manter a população desinformada. ‘O público em geral deveria ter acesso a informações básicas sobre higiene e limpeza – como lavar as mãos regularmente, evitar contato próximo com aves domésticas doentes e saber como lidar com aves que morrem de maneira estranha’, explica Aphaluck Bhatiasevi, porta-voz da Organização Mundial de Saúde em Pequim. Um público bem-informado poderia ajudar a combater a propagação da doença.


Mas, pelo menos por enquanto, a realidade é outra no país. ‘Não há gripe aviária na China’, diz uma pedestre. ‘Há pelo menos meio ano não temos problema com isso’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem