Terça-feira, 19 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

JORNAL DE DEBATES > VIDA VIRTUAL

HBO compra filme feito no Second Life

06/09/2007 na edição 449

A HBO anunciou, na terça-feira (4/9), que adquiriu os direitos de um documentário filmado inteiramente dentro do mundo virtual Second Life. A série de curtas My Second Life: the video diaries of Molotov Alva (Minha segunda vida: os diários em vídeo de Molotov Alva) conta a história de um homem que desaparece de sua casa na Califórnia e começa a enviar mensagens de vídeo de dentro do Second Life. O canal fechado de filmes e séries HBO, que pertence à Time Warner, pagou gorda quantia pelos direitos. Segundo o autor do filme, Douglas Gayeton – dono do avatar Molotov Alva no Second Life –, o lançamento está marcado para 2008.


O popular – e complexo – ambiente virtual tem sua própria moeda e economia crescente, e já levou milhões de internautas a criar personagens, conhecidos como avatar, para interagir com usuários de todo o mundo. No último ano, diversas empresas reais criaram ‘filiais’ no Second Life, com o objetivo de promover seus produtos. Emissoras de TV já fizeram festas virtuais para lançar novelas e até veículos de comunicação andam contratando repórteres para atuar no mundo paralelo. A informação sobre a HBO foi anunciada originalmente pelo blog New World Notes, que cobre notícias sobre o Second Life.


Machinima


Hollywood, por sua vez, tem demonstrado interesse cada vez maior em englobar ambientes virtuais a filmes, em um processo que ficou conhecido como ‘machinima’. O termo surgiu a partir da junção das palavras machine (máquina) e animation (animação). A rede de TV americana CBS, por exemplo, criou um anúncio do Super Bowl usando o processo para seu seriado Two and a Half Man, e planeja usar filmagem produzida no Second Life em um episódio do programa CSI.


O episódio piloto de My second Life já está disponível no sítio de compartilhamento de vídeos YouTube. Informações de Adam Pasick [Reuters, 4/9/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem