Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Imprensa esportiva só enxerga o gramado

Estamos habituados a procurar a imprensa esportiva para conhecer o resultado de jogos e competições, o desempenho de atletas e a gangorra de contratações. Esquecemos que no futebol, por exemplo, além do placar e do gramado, há coisas muito importantes como ficou demonstrado na última Copa do Mundo.


Prova disso foi o editorial de primeira página de quarta-feira (2/8), no diário esportivo Lance!. Uma advertência da maior gravidade sobre a insegurança nos estádios brasileiros. O problema é antigo e a CBF não se mexe. A entidade máxima do nosso futebol foi a responsável pelo vexame da Copa – pelo qual ainda não se desculpou – e, como se não bastasse, está completamente desatenta aos seus compromissos com a preservação da vida e o bem-estar dos torcedores brasileiros.


A advertência do jornal Lance! é muito grave, ela transcende a esfera meramente esportiva, porque além dos cartolas e dos donos da bola a denúncia chega à esfera política, o governo.


Depois de três anos e meio de discussões, o Estatuto do Torcedor ainda não foi implementado e sem ele continuamos na estaca zero em matéria de segurança. E como o futebol é uma espécie de amostra dos problemas nacionais, breve teremos que ler a imprensa esportiva para tomar conhecimento de todos os descalabros que nos assolam.