Domingo, 15 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1067
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Internet ganha destaque em premiação

13/12/2005 na edição 359

Diante da crescente influência da internet no jornalismo, a premiação Pulitzer, organizada pela Universidade de Columbia, passará a aceitar sítios de jornais em cada uma de suas categorias. A organização da competição, no entanto, vai limitar as publicações de internet a jornais que também têm edições impressas, não permitindo a participação de blogs ou portais com atuação exclusivamente online.

Desde 1999, jornais podem incluir material online na categoria do prêmio de serviço público, visto como um dos mais prestigiosos nas 14 categorias do Pulitzer, que é considerada a mais importante premiação do jornalismo americano. Agora, os jornais poderão submeter conteúdo online em todas as categorias, embora apenas duas – últimas notícias e fotografia noticiosa – permitirão materiais publicados exclusivamente na rede. Nas outras categorias, o conteúdo online deve ser publicado também na edição impressa.

As mudanças valem para o Prêmio Pulitzer 2006, que avaliam os trabalhos jornalísticos produzidos este ano. Segundo Sig Gissler, administrador dos prêmios, ‘é uma mudança muito significativa e reflete a crescente importância do conteúdo online e a evolução dos jornais. Ao mesmo tempo, mostra que o impresso também se mantém importante’.

Gissler afirmou que, além dos sítios dos jornais oferecerem cada vez mais material complementar às edições impressas, como gráficos interativos e vídeos, eles se tornaram importantes ferramentas para suprir as necessidades do papel em situações de emergência. Na passagem dos furacões que atingiram a costa americana em 2005, por exemplo, alguns jornais foram obrigados a suspender as edições impressas e usar somente a internet para informar o público.

Gissler afirmou que o prêmio evolui na medida em que os jornais evoluem, mas a competição ainda é centrada nos jornais. Os blogs publicados nos jornais serão aceitos na competição desde que sigam as normas do Pulitzer. Os prêmios de 2006 vão ser anunciados em abril. Informações de David Kesmodel [Wall Street Journal, 07/12/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem