Domingo, 21 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

JORNAL DE DEBATES >

John McCain pede que Obama torne imagens secretas

12/06/2009 na edição 541


O senador republicano John McCain pediu ao presidente americano Barack Obama para tornar secretas fotografias que supostamente mostram abuso de suspeitos de terrorismo, a fim de garantir que elas não se tornem públicas. Obama está lutando contra a divulgação das fotos na corte, mas ainda não as declarou secretas, noticia Steve Holland [Reuters, 11/6/09]. ‘Tudo o que ele tem que fazer é usar uma ordem executiva para declarar estas fotos material secreto’, explicou McCain, que perdeu as eleições presidenciais em 2008 para Obama.


As fotos estão no centro de um debate político em Washington. Alguns democratas querem que elas sejam publicadas, como uma maneira de colocar fim às práticas duras de interrogatório da era do ex-presidente George W. Bush, proibidas por Obama. A princípio, Obama havia concordado em divulgar as imagens, em resposta a uma ordem da corte após uma ação aberta pela União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglês). No mês passado, no entanto, ele mudou de idéia, alegando que a divulgação poderia gerar reações exageradas contra as tropas americanas no Iraque e no Afeganistão.


O assunto foi destaque no Congresso americano, de maioria democrata, no qual republicanos e democratas divergiram sobre se deveria ser criada uma comissão para investigar o tratamento dado a suspeitos terroristas. Dois dos aliados de McCain, o senador independente Joe Lieberman, e a senadora republicana Lindsey Graham, tentaram incluir uma cláusula em uma lei que proibiria por três anos a divulgação de imagens de prisioneiros que sofreram abusos fotografados de 11/9/01 a 22/1/09. ‘Divulgar as fotos não acrescentaria novas informações sobre a questão de abusos a detidos, mas sim traria evidências gráficas de atos errados cometidos no passado e colocaria nossos soldados em maior perigo’, opinou McCain.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem