Domingo, 21 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Jornal é fechado após divulgar ‘romance’ de Putin

22/04/2008 na edição 482

O presidente russo, Vladimir Putin, reagiu furiosamente a uma reportagem que afirmava que ele teria se divorciado e pretendia casar com uma ginasta de 24 anos. Horas depois da resposta, o jornal Moskovsky Korrespondent, de Moscou, foi fechado. A publicação havia afirmado que o presidente havia se divorciado em segredo de sua mulher, Lyudmila, de 50 anos, para casar com a jovem ginasta olímpica Alina Kabayeva.

Na Itália para um encontro com o recém eleito primeiro-ministro Silvio Berlusconi, no fim da semana passada, Putin disse ao jornalista que o questionou sobre a matéria que ‘não há uma palavra de verdade no que você disse’. ‘Eu nunca aprovei aqueles intrometidos que, com suas fantasias eróticas, se metem na vida dos outros’, afirmou o presidente, que já foi espião da KGB.

Até que Putin falasse sobre o assunto, grande parte da mídia russa não tocou na história. O Moskovsky Korrespondent, um tablóide picante que pertence ao deputado pró-governo Alexander Lebedev, citava fontes dizendo que havia planos para um casamento no verão em São Petersburgo, cidade natal de Putin.

Coincidência

Na sexta-feira (18/4), a equipe editorial defendeu a matéria, dizendo que não iria se desculpar, apesar de ‘pressão feita por pessoas ligadas ao dono do jornal’. Depois que Putin tocou no assunto, entretanto, a editora Companhia Nacional de Mídia afirmou que fecharia a publicação até que encontrasse um ‘novo conceito’ para ela. Segundo a agência de notícias Interfax, o editor-chefe Grigory Nekhoroshev pediu demissão.

Artyom Artyomov, diretor da editora, afirmou que o fechamento do jornal não tem relação com a matéria sobre o suposto romance de Putin com a ginasta. ‘Não há motivação política por trás da decisão de suspender a publicação do jornal’, garantiu. ‘Iremos formular um novo conceito para o jornal e um plano de negócios para seu desenvolvimento a curto prazo’. Informações de Dmitry Solovyov [Reuters, 18/4/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem