Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

JORNAL DE DEBATES > THE WASHINGTON POST

Jornal também é diversão

03/06/2008 na edição 488

Jornalismo e anúncios publicitários não são os únicos atrativos de um jornal, defende a ombudsman do Washington Post, Deborah Howell, em sua coluna de domingo [1/6/08]. Os leitores, segundo ela, gostam bastante das palavras cruzadas, de concursos e de quadrinhos. A seção de humor Style Invitational, por exemplo, tem fãs leais, que aguardam ansiosos por sua publicação.

A seção, que traz jogos interativos em tom de humor, é escrita por alguém com o codinome Empress (‘imperatriz’). Na semana passada, depois que Gene Weingarten, colunista da revista do Post, revelou que a editora da seção, Pat Myers, teria aceitado a oferta de demissão voluntária do diário, Deborah recebeu diversos e-mails.

O nome verdadeiro da ‘imperatriz’ nunca havia sido revelado oficialmente, mas fontes dizem que pode se tratar de Pat. Muitos leitores ficaram preocupados com o possível fim da seção. ‘Eu adoro ler e escrever para a seção. Por favor, façam o que for possível para manter a Invitational no jornal’, pediu o leitor Jeff Brechlin. Deborah Heard, editora-assistente da Invitational, informou que Pat fica no cargo até dezembro e, por isso, haverá muito tempo para se pensar sobre o futuro da seção.

Sucesso entre os leitores

Foi Weingarten quem deu início à Invitational, em março de 1993, quando era editor da seção dominical Sunday Style. ‘Foi uma imitação flagrante e sem desculpas de uma seção semelhante da revista New York. Era a mesma idéia, mas com um tom mais político e menos literário. É irreverente e sempre engraçada’, conta. Ele supervisionou a seção por 10 anos, até que a ‘imperatriz’ assumiu o posto em 2003.

A cada semana, centenas de leitores escrevem para o diário – esta é a semana 767. Mais de quatro mil deles já tiveram suas mensagens publicadas. Os vencedores têm o prazer de ver suas respostas e nomes estampados no jornal. Já os participantes que não ganharam recebem uma camisa e uma caneca com a palavra ‘loser’ (perdedor). O primeiro colocado recebe um troféu (a estátua O Pensador, de Rodin, com uma sacola na cabeça).

Hoje, Weingarten tem um blog, o The Gene Pool, com muitas piadas sobre flatulência, cólicas menstruais e excrementos. À primeira vista, Deborah nunca imaginou que o espaço poderia fazer parte de um jornal respeitável. Então, notou que nunca recebeu uma única reclamação sobre o blog. ‘Quando não está sendo engraçado, Weingarten é um ótimo escritor’, brinca a ombudsman. Em abril, o jornalista ganhou o prêmio Pulitzer na categoria Reportagem Especial.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem