Domingo, 24 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

JORNAL DE DEBATES > ELEIÇÕES EM LONDRES

Jornalista deverá se candidatar por Partido Conservador

28/09/2007 na edição 452

Boris Johnson, o jornalista e apresentador mais conhecido da Inglaterra, foi nomeado candidato do Partido Conservador para a prefeitura de Londres. A nomeação, muitos crêem, deverá trazer ao atual prefeito Ken Livingstone o maior desafio político desde sua eleição em 2000.


Segundo Brian Lysaght [Bloomberg, 27/9/07] , Johnson terminou em primeiro lugar numa votação interna preliminar, somando 79% dos cerca de 20 mil votos computados.


O Partido Conservador britânico afirma que ganhar as eleições em Londres em maio de 2008 ajudará na expulsão do Partido Trabalhista do poder, atualmente representante do país através do primeiro-ministro Gordon Brown.


Johnson tornou-se famoso por suas aparições em colunas de jornais, programas de TV e ocasionais gafes. Com 43 anos, freqüentou a escola privada de Eton, a mais renomada do país, fundada em 1440 e freqüentada por, entre outros, príncipe William e o atual líder do Partido Conservador, David Cameron. Estudou e graduou-se em jornalismo na Universidade de Oxford. Originalmente nascido em Nova York, Johnson escreve colunas regulares ao jornal Daily Telegraph, além de ter editado a revista Spectator por seis anos e escrever um livro sobre história antiga e ter tido sua biografia publicada recentemente. Hoje, ocupa cadeira parlamentar em Henley, oeste de Londres, desde 2001, e pretende continuar na posição caso não ganhe as eleições para prefeito.


‘Ele é um candidato difícil’, disse Tony Travers, cientista político da London School of Economics. ‘Ele é muito conhecido – o que lhe dá vantagem -, é semi-independente de seu partido – outra vantagem -, e é uma pessoa curiosa, da mesma forma que Ken Livingstone sempre foi.’


Corrida pelo poder


O prefeito de Londres controla um orçamento anual de £11 bilhões (ou US$ 22 bilhões). Johnson já começou sua campanha. Todos os dias vai ao Parlamento de bicicleta e vira e mexe aparece em programas da BBC. Ele tem passeado pela capital inglesa em ônibus de dois andares, pedindo o fim dos ônibus com 18 metros de cumprimento (chamados ‘bendy’ por suas articulações) e ar-condicionado nos metrôs. Ele também questionou a afirmação do atual prefeito de que a criminalidade caiu na cidade, dizendo que teve sete bicicletas roubadas nos últimos sete anos.


‘Por toda Londres, encontrei pessoas cansadas de pagar tanto à prefeitura e receber tão pouco em troca’, disse Johnson em declaração no dia 27/9. ‘Assumo o compromisso de fazer Londres uma cidade melhor’.


Livingstone, de sua parte, disse que as políticas de Johnson são ‘profundamente falhas’ e que aguarda a oportunidade de confrontá-lo em debates.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem