Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

JORNAL DE DEBATES > BOICOTE

Liberais lideram campanha contra Fox News

Por Leticia Nunes (edição), com Larriza Thurler em 31/07/2007 na edição 444

Organizações e blogs liberais americanos deram início a uma ofensiva contra o canal conservador Fox News Channel. O grupo formado pelas organizações MoveOn.org e Campaign for America´s Future e por blogs como o DailyKos.com já conseguiu, em outra ocasião, pressionar candidatos à presidência dos EUA a não comparecer a debates organizados pelo Fox.

Agora, o objetivo da campanha é atingir o bolso da emissora. As organizações irão pedir aos anunciantes que não anunciem no Fox. Milhares de voluntários estão sendo convocados para monitorar os comerciais do canal. Assim que houver um banco de dados montado, será iniciada uma campanha por telefone, explica Jim Gillian, vice-presidente de estratégia de mídia da Brave New Film, companhia que produz vídeos anti-Fox.

Pelo menos cinco mil pessoas em todo o território americano se dispuseram a monitorar e registrar os anunciantes do Fox. O grupo pretende concentrar os esforços em anunciantes locais para depois atingir os nacionais. ‘É muito mais eficaz um restaurante receber ligações de 10 pessoas na sua cidade do que irmos ao serviço de atendimento ao consumidor de uma empresa farmacêutica’, explica Gillian.

Desequilíbrio disfarçado

Mas por que tentar boicotar o Fox News Channel? O grupo considera que os apresentadores do canal transmitem mensagens enganadoras aos telespectadores, e se irritam especialmente com o ultraconservador Bill O´Reilly, que costuma criticar blogueiros liberais em seu programa. Há algumas semanas, o apresentador afirmou que o sítio DailyKos.com é ‘ódio do pior tipo’ e questionou o executivo-chefe da companhia aérea JetBlue Airways sobre um patrocínio dado pela empresa a um evento organizado pelo blog.

Segundo Adam Green, porta-voz da MoveOn.org, a campanha surgiu porque o Fox, apesar de se classificar como uma emissora ‘justa e equilibrada’, é completamente favorável aos pontos de vista conservadores. ‘Não estamos tentando calar ninguém’, ressalta ele. ‘Rush Limbaugh [polêmico apresentador de rádio conservador] tem o direito de ir ao ar – ele admite seu ponto de vista. O Fox não’. Informações de David Bauder [AP, 28/7/07].

Todos os comentários

  1. Comentou em 31/07/2007 Ivan Moraes

    Eh, e eu moro aqui ha 27 anos e sempre ouvi falar de ‘liberais’ de esquerda, mas infelizmente voce acha que ‘liberais’ e ‘neoliberais’ significam a mesma coisa. Os NEOLIBERAIS sao todos de direita, sem excessao. Neoliberais eh a palavra que indica as pessoas que jogam dinheiro fora porque quando as leis sao exportadas para o resto da America Latina o dinheiro que foi jogado fora milagrosamente sustenta a economia internacional porque os bolsos latinos sao infinitamente generosos. Quanto ao boicote, eh um MOVIMENTO SOCIAL. O que isso quer dizer eh, exatamente, naomaismente: falha do governo. A Fox, que usa seu canal que eh propriedade publica, esta longe de isenta. Se um movimento social se forma contra ela eh porque ela esta errada.

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem