Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Mais um jornalista preso

Josh Wolf, jornalista free-lance americano de 24 anos, foi preso na terça-feira por se recusar a entregar um vídeo que ele fez num protesto anticapitalismo em São Francisco, Califórnia. Wolf também foi detido por se recusar a depor perante um grande júri que está investigando acusações de crimes cometidos durante os protestos. Segundo o advogado de defesa Jose Luis Fuentes, o jornalista pode permanecer preso até meados do ano que vem.


O protesto em questão ocorreu no dia 8 de julho de 2005, enquanto ocorria a reunião dos G-8 na Escócia. O protesto em São Francisco acabou com vários feridos. Bombas e rojões foram postos sob um carro da polícia e investigadores querem averiguar se o ataque intencionava na verdade atingir um veículo do governo.


Wolf, autor do blog que leva seu nome, publicou o vídeo editado em seu sítio e vendeu partes dele a emissoras de TV locais. Ao ser confrontado por investigadores que queriam ver o vídeo sem cortes, ele se recusou a mostrá-lo, dizendo que tinha direito, como jornalista, de proteger suas fontes. Wolf é o mais recente jornalista americano a enfrentar essa situação. No ano passado a jornalista do New York Times Judith Miller foi presa por quase três meses ao se recusar a entregar suas fontes na investigação do vazamento do nome de uma agente da CIA. Informações de Jesse McKinley [The New York Times, 2/8/06].