Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

JORNAL DE DEBATES > RÚSSIA

Medo afugenta patrocínio de jornal alternativo

19/06/2008 na edição 490

O jornal alternativo The eXile, com sede em Moscou, foi fechado após ser abandonado por seus patrocinadores, noticia James Kilner [Reuters, 16/6/08]. Funcionários de um órgão governamental russo responsável pela mídia e preservação da herança cultural do país visitaram os escritórios da publicação no dia 5/6 e levaram algumas cópias para ‘análise’ – foi o suficiente para afastar os investidores que até então financiavam o jornal, em língua inglesa. ‘Nós perdemos nosso apoio e tivemos que cancelar uma edição. O jornal fechou’, contou o editor Mark Ames.


Ames não revelou a identidade dos investidores, dizendo apenas que são estrangeiros que moram na Rússia. O editor acusa o Kremlin de tentar censurar o jornal. Um porta-voz do órgão regulatório nega que o governo tenha sido responsável pelo fechamento. ‘Nós não fechamos o jornal. Apenas pegamos algumas cópias para análise rotineira’, alegou.


O The eXile, fundado em 1997, possui um estilo irônico ao abordar assuntos sérios, como crime, polícia, corrupção e pobreza. A comunidade estrangeira de Moscou é alvo freqüente de sátiras. Os principais anunciantes eram bares e clubes de striptease. Com tiragem de 25 mil cópias, o jornal era publicado a cada duas semanas. Já o sítio – que continua no ar, com direito a campanha para arrecadar dinheiro – atrai 250 mil visitantes únicos ao mês, principalmente nos EUA.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem