Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1066
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Mexicanos enfrentam pandemia de gripe com humor

05/05/2009 na edição 536





De acordo os noticiários mundiais, a vida das famílias mexicanas mudou por completo diante da gripe suína: comércios fechados, hospitais lotados e pessoas nas ruas com máscaras para não contrair o vírus. No entanto, alguns jovens mexicanos procuram enfrentar essa crise com humor, ironia e muita internet, já que grande parte da população não pode sair de suas casas.





Caricaturas, vídeos, textos, música, fotomontagens e muita piada sobre a gripe suína já circulam na rede de computadores. E grande parte deste conteúdo na internet é produzida por internautas mexicanos. Alguns jovens da cidade do México usam máscaras de enfermeiros com desenhos e sátiras, numa tentativa de amenizar todo o medo com que o país convive diariamente.


O famoso símbolo da moralidade e nacionalismo mexicano também não escapou das piadas. Na internet, circula um desenho de uma nota de vinte pesos mexicanos, onde o ex-presidente Benito Juarez, que até hoje é presidente idolatrado, aparece com uma máscara se protegendo do vírus.




Fotomontagens humorísticas


Numa gravação amadora, os músicos da jovem banda mexicana ‘Atómicos’ resolveram aproveitar toda a repercussão da epidemia e fazer uma sátira sobre o momento de caos que vive o país. Aproveitando a internet, eles promovem a própria banda através de sites como My Space. Apesar da falta de talento musical, o grupo está conseguindo milhares de acessos e muita repercussão no YouTube, com a música La Gripa de Marrano.





Focado no humor mais político, e crítica social, o site ‘E Cérebro’ procura divulgar todos os vídeos, charges e fotomontagens relacionada com o assunto da gripe suína – e nem os atuais políticos mexicanos escapam das críticas. No mesmo site é possível encontrar fotomontagens humorísticas de imagens sobre a gripe aviária que vitimou a China em 2003 (ver aqui).



Sorriso e otimismo







Já existe até jogo de computador sobre o assunto:


Neste site, os internautas podem se transformar em médicos, e enfrentar o vírus da gripe suína usando injeções e eliminando porcos com asas. O objetivo do game é evitar que essa epidemia se espalhe pelos países.


Usando a rede social Twitter, o comediante mexicano Polo Polo faz piadas e oferece mensagens para superar essa epidemia, que já prejudicou até a auto-estima mexicana.


No seu Twitter, o humorista Polo Polo recomenda que o sorriso e o otimismo são o melhor caminho para sair das piores crises.

******

Roteirista da Rede Bandeirantes, São Paulo, SP

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem