Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

JORNAL DE DEBATES > TRAGÉDIA EM CONGONHAS

Mídia não pode
presumir culpas

Por Alberto Dines em 19/07/2007 na edição 442

O papel da mídia é levantar pistas, buscar testemunhos e descobrir evidências. Mas a mídia não pode prejulgar. Pode e deve extravasar a indignação e a revolta. Mas a mídia não pode presumir culpas.


O erro do governo na tragédia da Gol, ao longo de outubro passado, foi justamente o de permitir que o ministro da Defesa, Waldir Pires, lançasse suspeitas sobre os pilotos americanos para evitar que o governo fosse arranhado entre o primeiro e o segundo turno das eleições presidenciais.


Agora, nesta catástrofe, a mídia não pode cometer o mesmo pecado e embarcar em hipóteses delirantes sobre o comportamento dos pilotos da TAM. Eles não podem defender-se, estão mortos, e a caixa preta ainda não foi aberta. O que se espera da mídia é que seja veemente e perseverante para que o caso não seja triturado e esquecido em poucos meses, como costuma acontecer.


Há nesta tragédia da TAM ingredientes eminentemente políticos sobre os quais a mídia não pode calar-se. Estes sim devem ser questionados com rigor e denunciados. Quanto mais cedo melhor. Mesmo que o tersol do presidente Lula ainda não esteja completamente curado.


***


O programa Observatório da Imprensa na TV não foi retransmitido pela TV Cultura na noite da terça-feira. Justifica-se: a emissora estava em Congonhas na hora do desastre e graças a isso conseguiu imagens exclusivas e as exibiu extensamente.


O presidente da Fundação Padre Anchieta pediu desculpas ao editor do OI. Mas poderia ter também oferecido a sua magnífica cobertura à TVE. Porém, a TVE, por sua vez, também não se lembrou de retransmitir a cobertura daquela que poderá ser uma de suas futuras parceiras. A verdade é que a Rede Pública de TV perdeu nova oportunidade para mostrar o seu potencial.

Todos os comentários

  1. Comentou em 20/07/2007 Sergio Azevedo

    Caro Dines,

    Agradeço de coração a oportunidade que o Sr. deu, com o seu texto, de conhecermos a opinião das diversas pessoas que comentam nesse observatório e percebermos, com saudável alegria, que novamente a imprensa golpista brasileira não conseguiu enganar ninguém.

    Saudações

  2. Comentou em 20/07/2007 Sergio Azevedo

    Caro Dines,

    Agradeço de coração a oportunidade que o Sr. deu, com o seu texto, de conhecermos a opinião das diversas pessoas que comentam nesse observatório e percebermos, com saudável alegria, que novamente a imprensa golpista brasileira não conseguiu enganar ninguém.

    Saudações

  3. Comentou em 20/07/2007 Joaquim Mendes

    O que alguns comentaristas aqui ainda não perceberam é que a mídia corporativa é, antes de tudo, e de fato, o grande partido de direita do Brasil. É escandaloso o seu comportamento de torcida organizada pró-direita e anti-povão. Percebam que tudo o que envolve falcatruas ou suspeitas de falcatruas ou qualquer coisa que possa ser negativa envolvendo políticos do PSDB e do DEM não aparece nessa mídia ou tem repercussão mínima. E a lista de Furnas? E a cratera do metrô em São Paulo, onde morreram sete pessoas? E o escândalo da CDHU? E as privatizações no governo FHC (ou privatarias)? E por aí vai. A lista de falcatruas ou suspeitas de falcatruas é enorme, mas mal aparece na mídia de direita. O que estou querendo dizer com isso é que essa mídia não está realmente interessada em descobrir as verdadeiras causas deste trágico acidente da TAM, assim como não estava interessada em descobrir o que realmente provocou o trágico acidente aéreo da GOL: vejam como foi tímida a veiculação na mídia da conclusão da CPI do Caos Aéreo (?) no que diz respeito ao acidente da Gol, que responsabilizou principalmente os pilotos do Legacy. O que essa mídia quer mesmo é desgastar a imagem do Presidente Lula e do seu governo, não importa como, preparando o terreno para o sucesso de seus candidatos (Serra, Aécio, etc.) nas próximas eleições. O jornalismo está a reboque dos interesses dessa mídia venal.

  4. Comentou em 19/07/2007 Lisias Toledo

    O Sr. Dime está correto. Li várias insinuaçõe de que a culpa foi dos pilotos, INCLUSIVE a implícita dos controladores de vôo, que afirmaram que só souberam que algo ia errado ao escutarem ‘vira! vira!! vira!!!’ pelo rádio.

    Isto foi uma rematada mentira, que o estudo dos procedimentos exigidos no pouso de aeronaves em aeroportos claramente esclarecerá.

    Toda tragédia deste tipo possui cunho político – são os políticos que decidem quem cria as regras que norteam a segurança do espaço aéreo.

    O que o Sr Dime protesta é contra a exploração política da tragédia, principalmente quando o objetivo é abafar o caso e deixar os verdadeiros culpados impunes.

  5. Comentou em 19/07/2007 Lisias Toledo

    O Sr. Dime está correto. Li várias insinuaçõe de que a culpa foi dos pilotos, INCLUSIVE a implícita dos controladores de vôo, que afirmaram que só souberam que algo ia errado ao escutarem ‘vira! vira!! vira!!!’ pelo rádio.

    Isto foi uma rematada mentira, que o estudo dos procedimentos exigidos no pouso de aeronaves em aeroportos claramente esclarecerá.

    Toda tragédia deste tipo possui cunho político – são os políticos que decidem quem cria as regras que norteam a segurança do espaço aéreo.

    O que o Sr Dime protesta é contra a exploração política da tragédia, principalmente quando o objetivo é abafar o caso e deixar os verdadeiros culpados impunes.

  6. Comentou em 19/07/2007 joao dellvage

    Concordo que a midia não deve prejulgar. Porém acho que devemos deixar o Lula e seu tersol fora disso. Por que não? A pista foi reformada. Mais de 40 aviões descem e sobem alí toda hora há um mês e não houve nenhum acidente. As evidências indicam que pode ter sido erro dos pilotos, sim. Ou do avião. A pista é mais escorregadia que outras? Pode ser pela falta de ranhuras. Mas as outras pistas brasileiras tem essas ranhuras? Quantas? Por isso acho que, desta vez, o presidente deve ser deixado de lado

  7. Comentou em 19/07/2007 Jose Reis rodrigues

    É incrivel a forma com que é relatado os fatos pela imprensa que em nada é impacial, estamos todos chocados com este ocorrido e nos resta pediar a Deus pelos familiares desrtes que partiram neste tragico acidente. Por poutro lado faço as seguintyes interrogações! Porque os controladores autorizaram o pouso desta areonave na pista que tanto reclamam falta de ranhura? Porque após o ocorrido com areonave da pantanal continuaram a autorizar pouso nesta pista se atribuem a derrapagem do à pista? Porque não indicaram os pousos para a pista auxiliar se reclamam a falta de ranhuras visto que a auxiliar possui este recurso? Onde esta a posição profissional destes controladores? Porque não decidiram após o ocorrido com o aviao da pantanal uma nova estrageia como o uso de pista auxiliar para avioes deste porte, e avioes de menor porte na pista principal como medida de segurança?. Oque vejo é um emaranhdo de confusão proposital a cada problema que surge e “profissionais” sem nenhum comprometimento é de se desconfiar de tudo, pois pelo que sei o pais não tem recurso para contrução de aereoportos repentinamente e oque mais temo é que há uma torcida de empreiteiras loucas para por a mão nisto, sem contar outros intensões será que vão nos empurrar ao FMI? onde esta a Brasilidade destes jornalistas ? Niguem na sala de controle viu nada que pudesse ser dito para impedir esse abuso da imprensa

  8. Comentou em 19/07/2007 Cid Elias

    Vamos aos dois principais erros do texto do Dinnes: 1- diz ‘… que o ministro Waldir Pires, lançasse suspeitas sobre os pilotos americanos para evitar que o governo…’ Sr Dinnes, o senhor não compreendeu ainda que o Waldir Pires estava CERTÍSSIMO? Queres a transcrição do diálogo dos pilotos homicidas americanos comporvando isto? Eu lembro bem que o senhor defendeu com unhas e dentes os pilotos até o dia que eles foram liberados para serem recebidos com ‘festa’ na américa. 2- isto que o senhor conseguiu escrever é inacreditável, veja ‘…a mídia não pode cometer o mesmo pecado e embarcar em hipóteses delirantes sobre o comportamento dos pilotos da TAM. Eles não podem defender-se, estão mortos, e a caixa preta ainda não foi aberta.’ Sr Dinnes, em qual planeta vistes a mídia fazendo hipóteses tais? Todos no Brasil só conseguiram ver a mídia acusando o governo federal, a infraero, a irresponsabilidade de ter liberado a pista, a imbecilidade de publicar que os tais dos groovings poderiam ter ‘evitado’ a tragédia, tudo isto ATÉ A LIBERAÇÃO DO VÍDEO, É CLARO! Afirmo categoricamente que nem na melhor pista do MUNDO aquele avião teria conseguido parar! Basta ter cérebro e ver as imagens…simples. Erro por erro, eu fico com falha mecânica, convicto de estar menos errado que a mídia imprensaleira, a qual só lembrou de ‘não politizar’ tragédias, quando ela detonava o psdb: metrolinha4

  9. Comentou em 19/07/2007 Marco Antônio da Costa

    Caro escriba, entendemos o seu excesso de cuidado no que tange há apontar culpados pela tragédia com uma aeronave da TAM, que vitimou centenas de pessoas. Porém, como não tenho compromisso, muito menos calda pressa com quem quer que seja, os culpados estão encrostados no poder Federal. Começando pela inércia e amadorismo do presidente Lulla, que até este momento não deu a face para bater, muito ao contrário, como de costume mandou seus portas sacolas falar sobre a tragédia, mas como de costume não disseram absolutamente nada. Outros culpados estão ligados com às áreas que administram às atividades aeronautas. Infelizmente, o Brasil esta abandonado à própria sorte, mas não é isto que vem acontecendo, o azar é que esta predominando e vem perseguindo a população brasileira, temos que lutar para reverter este quadro, pois não podemos contar com às ‘autoridades’ de plantão.

  10. Comentou em 19/07/2007 ubirajara sousa

    Afinal, senhor Dines, o culpado do desastre da Gol foi o presidente Lula, ou foram os pilotos do Legacy? E agora, o que tem a ver o terçol do presidente com o desastre da Tam? Acho que já atingimos o limite: não dá mais para suportar essa mídia corrupta. Já está na hora de uma renovação. Que venham os jovens jornalistas e que atentem bem para esta purgação pela qual passa a imprensa brasileira. Sejam bem-vindos!

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem