Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

JORNAL DE DEBATES > SEMINÁRIO NA UFRJ

Mídia da crise ou crise da mídia?

24/04/2006 na edição 378

Veja aqui a transmissão online ao vivo do seminário.

Seminário Internacional sobre Mídia e Democracia e novas formas de ativismo político, dias 26, 27, 28 de abril de 2006, no Auditório do CFCH da UFRJ, campus da Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250 – Rio de Janeiro. Informações: (21) 3873-5067 e (21) 2295-9449; e-mail ecoufrj@uol.com.br


Programação


Dia 26 (quarta)


10h/13h – Midiocracia – Como a democracia se constitui em aliança, conflito e composição com os meios de Comunicação. Democracia pela mídia e governo dos meios de comunicação.


Palestrantes: Wanderley Guilherme dos Santos – Cientista Político e Professor da UFRJ e da Universidade Cândido Mendes; José Dirceu – ex-ministro da Casa Civil; Paulo Henrique Amorim – Jornalista da TV Record; Ricardo Kotscho – Jornalista e representante da Rede Globo do Projeto Globo/ Universidade; Giuseppe Cocco – Professor da UFRJ e representante da Rede Universidade Nômade. Mediador: Sérgio Sá Leitão – Secretário de Políticas Públcias do MinC


13h – Intervalo


14h – Apresentação de Projetos de Midiativismo – Teatro do Oprimido; apresentação de filmes e vídeos curtos sobre mídia; apresentação de Projetos de Comunicação.


15h/18h – Midiativismo – Os novos intelectuais e atores políticos que utilizam a mídia e suas linguagens como forma de ativismo político e estético. A política do simbólico.


Palestrantes: Franco Berardi – Professor da Universidade de Bolonha (Itália); Raul Sanchez – Professor da Universidad Nomada de Madrid (Espanha); Wallace Hermann – representante das Rádios Comunitárias e PontoComSaúde; Geo Brito – representante do Centro de Teatro do Oprimido e da Universidade Nômade; Giuliano Bonorandi – representante da Ação Cultura Digital e Rádio Interferência. Mediadora: Tatiana Roque – representante da Rede Universidade Nõmade e professora da UFRJ.


Dia 27 (quinta)


10h/13h- A Mídia da Mídia – Como a mídia vem cobrindo temas que afetam seu próprio negócio: a TV Digital, Ancinav, a Lei Geral de Comunicações, Softwares Livres, etc.


Palestrantes: Gabriel Priolli – Jornalista, Professor da PUC/ SP, Presidente da ABTU e Presidente da Televisão América Latina (TAL); Diogo Moyses – representante da Rede Intervozes; Sérgio Amadeu – Professor da Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (SP); Manoel Rangel – Diretor da Ancine. Mediador: Esther Hanburguer – Professora da USP e jornalista da Folha de S.Paulo


13h Intervalo


14h – Apresentação de Dossiês, materiais na internet, capas de revista, sobre a cobertura e imagens da mídia dos temas debatidos, emissões de Rádio


15h/18h – NegroAtivismo – Como a mídia vem cobrindo temas polêmicos como as cotas, a bolsa família e as políticas de discriminação afirmativa. Mídia Negra.


Palestrantes: Alexandre Nascimento – representante do Pré-Vestibular para Negros e Carentes e da Rede Universidade Nômade; Júlio César Tavares – Professor da UFF; Marcio Alexandre – Jornalista da Revista Afirma; Jeferson De – Cineasta e representante do Movimento Dogma Feijoada; Edson Cardoso – Jornalista da Revista IROHÍN. Mediador: 
Márcio André – representante da Rede Universidade Nômade


Dia 28 (sexta)


10h/13h – Mídias de Resistência – Como os movimentos sociais, ONGs, terceiro setor e sociedade civil fazem mídia.


Palestrantes: Dojival Vieira – representante da Afropress; Joaquim Palhares – representante da Agência Carta Maior; Celso Hort – representante da CUT; Claudia Cardoso – representante do Movimento Midi@ética; Romano – representante da RadioAberta e da Rádio Madame Satã; Ericson Pires – representante da Hapax e da Rede Universidade Nômade. Mediador: Giuseppe Cocco – Professor da UFRJ e representante da Rede Universidade Nômade e da Revista Global


13h- Intervalo


14h – Intervenções estéticos-midiáticas, emissões de Rádio,video, etc.
Exibição de vídeos da CUFA, Afroreggae, Cia Etnica de Dança, clips-favelas


15h/18h – Comunicando as Favelas – As Imagens das favelas na mídia e a produção cultural, audiovisual, midiática dos movimentos saídos das favelas e periferias.


Palestrantes: Jailson de Souza – representante da Escola Crítica de Comunicação Popular da Maré; Carmem Luz – representante da Companhia Étnica de Dança; Nega Gizza – representante da Central Única das Favelas (CUFA) e do Movimento Hip Hop; Écio Salles – representante do grupo Afroreggae; Ivana Bentes – Diretora e Professora da ECO/UFRJ; Paulo Vaz – Professor e Coordenador da Pós-graduação da ECO/UFRJ. Mediadora: Ilana Strozenberg – Professora da ECO/UFRJ.


18h – ENCERRAMENTO – Festa e Manifestos


Realização: Escola de Comunicação da UFRJ e Rede Universidade Nômade. Organização:
Profa Ivana Bentes – Diretora da ECO/UFRJ. Apoio: MinC

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem