Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

JORNAL DE DEBATES > MAIS UMA DO GOOGLE

Nova parceria pode ameaçar Microsoft

05/10/2005 na edição 349

O Google e a empresa de informática Sun Microsystems anunciaram na terça-feira (4/10) um acordo para distribuir e promover o sistema operacional Java e o software OpenOffice, ambos tecnologias da Sun, em uma concorrência direta ao domínio da Microsoft no mercado de softwares para computadores pessoais. A parceria prevê que as duas empresas ‘explorem oportunidades para promover e melhorar tecnologias da Sun’. A Sun, por sua vez, irá disponibilizar a barra de ferramentas do Google como uma opção quando os internautas baixarem o sistema operacional Java. Não foram fornecidos mais detalhes de como o OpenOffice seria distribuído.


A Sun estima que 20 milhões de usuários baixem por mês o programa Java, que disponibiliza um tipo de linguagem universal que permite que softwares funcionem em diferentes aparatos, como telefones celulares. Atualmente, milhares de computadores pessoais têm o sistema Java instalado. O software gratuito OpenOffice oferece quase as mesmas funções do pacote Microsoft Office, incluindo editor de texto, planilha de cálculo, software de apresentação e outros programas. O pacote Microsoft Office gerou US$ 11 bilhões em vendas no ano passado. Atualmente, o OpenOffice da Sun atinge apenas uma fração dos usuários da Microsoft.


O Google começou como um sítio de buscas, mas rapidamente invadiu mercados previamente dominados por gigantes como Microsoft e Yahoo!. A empresa expandiu seus serviços em áreas como e-mail, serviço de comparação de preços, agregador de notícias, propaganda de vendas para outros sítios, busca de arquivos dentro de computadores pessoais, telefonia via internet, programa para troca de mensagens instantâneas e está testando sua própria versão de um portal. Na semana passada, a companhia anunciou que propôs à cidade de São Francisco a oferta gratuita de internet via tecnologia WiFi (sem fio e de alta velocidade). Além disso, o Google anunciou, em 28/9, uma parceria com a agência espacial dos EUA, Nasa, para colaboração no desenvolvimento de pesquisas espaciais.


O fundador da Microsoft, Bill Gates, afirmou à revista Fortune no começo do ano que o Google era um concorrente à altura da empresa. A Microsoft tem um projeto para desenvolver seu próprio sistema de buscas, a ser chamado de Underdog, para competir com o Google.


Scott McNeal, executivo-chefe da Sun, afirmou que ‘trabalhar com o Google vai ampliar a oferta da nossa tecnologia, aumentar as opções para os usuários, diminuir barreiras e expandir participação no mundo’. A Sun tem um amplo portfólio de software, incluindo o pacote de automação de escritório StarOffice, mas nunca conseguiu encontrar a melhor forma de levar o software para o consumo de massa.


O executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, que liderou o desenvolvimento da linguagem de programação Java na Sun, disse que o negócio abre espaço para novas parcerias entre as duas empresas no futuro. Na segunda-feira (3/9), as ações da Sun fecharam em alta de 6,6% com as expectativas em relação ao anúncio; as da Microsoft caíram 2%. Informações de David Teather [The Guardian, 5/10/05] e Laurie J. Flynn [The New York Times, 5/10/05].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem