Domingo, 25 de Junho de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº946

JORNAL DE DEBATES > VENEZUELA

O mistério Cisneiros

Por Alberto Dines em 05/06/2007 na edição 436

Os arrufos entre o Senado brasileiro e o caudilho venezuelano têm algo de folclórico. O Congresso de um país democrático tem todo o direito de manifestar-se sobre qualquer assunto, essa liberdade é que caracteriza o regime representativo. Mas é preciso não esquecer que o senador que iniciou a ofensiva antichavista foi José Sarney, ex-presidente da República, um dos fundadores do Mercosul e um dos principais aliados do presidente Lula.


Talvez por isso, Chávez tenha estrilado. Neste caso, não deveria ter ofendido o Senado, pois assim ofende o conjunto federativo.


Mas o que chama mesmo a atenção no tumultuado processo venezuelano é que um dos canais que mais combateram Hugo Chávez em 2002 foi a Venevisíon, do poderoso barão da mídia Gustavo Cisneros.


Se a RCTV perdeu a concessão justamente porque Chávez diz que a mídia é golpista, por que razão o golpista Cisneros sobrevive? Esta e outras questões estão na pauta do programa Observatório da Imprensa na TV [terça-feira (5/6) às 23h40 na Rede Cultura e ao vivo, às 22h40, na TVE].

Todos os comentários

  1. Comentou em 05/06/2007 arnaldo boccato

    Por que razão o golpista barão da mídia Gustavo Cisneros sobrevive? Uma sugestão: poder e hegemonia. Mais perguntas? O que Cisneros ganhou em troca do silêncio? O que os empresários que se declaram neo-bolivarianos levam em troca dessa ‘adesão’? A gente viu filme parecido no Brasil durante a ditadura militar: imprensa manietada, atos de exceção, crimes em nome do Estado e toda gama possível de negociatas, favorecimentos ilícitos e a montagem de quadrilhas que até hoje permanecem ativas à sombra da máquina do poder. Se com denuncismo e arapongagem o Brasil continua reconhecido por órgãos independentes como país com alto índice de corrupção, é fácil imaginar o que pode acontecer num país de instituições enfraquecidas e imprensa cerceada, como a Venezuela sob Hugo Chávez.

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem