Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O presidente-candidato e a comunicação

‘Eu acredito que nós estamos vivendo um momento em que os meios de comunicação vão ser democratizados cada vez mais. Com a implantação da TV digital, vamos ter uma oportunidade extraordinária de abrir canais de televisão para que muitos setores da sociedade, da universidade ao sindicato, possam ter mais canais de televisão.


‘E acho mais: acho que é preciso, que tentamos fazer na Constituição de 88, uma espécie de criação de uma comissão especial para investigar e analisar corretamente o tipo de programação que era tido pelo Ministério da Justiça, e que é discutir esse assunto com maior carinho. Acho que nós estamos percebendo que os meios de comunicação estão espalhados pelo Brasil. Você chega em um estado que o canal X é do pai, o canal Y é da mãe, o canal A é do filho. Ainda têm as rádios locais e os jornais locais, e isso demonstra que a democratização dos meios de comunicação ainda não chegou aos próprios meios de comunicação.


‘Obviamente que houve um avanço. Se a gente analisar o que era uma campanha eleitoral há 15 anos atrás e o que é agora, nós temos que chegar à conclusão que houve um avanço. As TVs estão fazendo debates. FHC não participou de nenhum debate, mas de qualquer forma isso vem consolidar o processo democrático no país. Tanto a imprensa escrita quanto a imprensa falada, eu penso que elas prestam um trabalho extraordinário à sociedade. Por mais eu tenha queixa da imprensa, acho que todo mundo tem queixa da imprensa, eu só sou o que sou por causa da imprensa. Ou seja, como diriam aqueles políticos mais importantes do que eu: falem mal, mas falem de mim.


‘Eu disse que eu sou o resultado da liberdade de imprensa. Mas seria hipocrisia da minha parte não dizer que nesse país há momentos em que os meios de comunicação abusam do seu poder. Eu fui em um estado esses dias e uma candidata do partido de oposição apareceu 66 vezes dando entrevista, e seu adversário não apareceu nenhuma vez. Eu poderia pegar exemplos de outros estados, mas vou ficar nesse para demonstrar que nós ainda estamos longe de ter total democratização do meio de comunicação enquanto o poder for de pouca gente mandando no meio de comunicação. Por isso eu comecei falando que a TV digital é a possibilidade da gente fazer algumas correções na liberdade dos meios de comunicação desse país. Sobretudo com as TVs, sobretudo para os sindicatos, para as universidades.’

******

Presidente da República