Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Os colunistas são imparciais?

O Observatório Brasileiro de Mídia divulga estudo especial sobre o desempenho de colunistas políticos de jornais de jornais durante o 1º turno das eleições presidenciais. O levantamento deu-se no período de 06/07 a 29/09/2006.

Relatório trata dos textos dos principais colunistas dos jornais Folha de S.Paulo, O Globo, O Estado de S.Paulo, Correio Braziliense e Jornal do Brasil em relação aos quatro candidatos mais votados no primeiro turno: Lula (também observado na condição de presidente da República), Geraldo Alckmin, Heloisa Helena e Cristovam Buarque. O número de abordagens dedicadas aos candidatos foi equilibrado? Quem tem teve mais avaliações positivas, negativas e neutras?

Critério de escolha

Foram selecionados para observação os colunistas dos cinco jornais citados que mais freqüentemente analisaram e comentaram as eleições presidenciais durante o período do 1º turno.

Observação metodológica

Os colunistas tratam às vezes de mais de um candidato em seus textos. Aqui são quantificadas as abordagens dedicadas a cada candidato (e ao presidente Lula), independentemente do número de colunas. Ou seja, uma coluna pode propiciar uma, duas, três ou mais abordagens, que são incluídas no total de exposição e qualificadas, cada uma delas, como positivas, negativas ou neutras.

Veja aqui a representação gráfica dos resultados do estudo.

******

OBM