Domingo, 17 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

JORNAL DE DEBATES > CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO

Palestras internacionais marcam início do 2º dia

Por Paulo Victor Chagas e Rodrigues Alves em 16/12/2009 na edição 568

Com atrasos na agenda, a Conferência Nacional de Comunicação recebeu palestrantes internacionais. Juan Zavittiero, chefe do Escritório Regional da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para as Américas, e o integrante da Federação Argentina dos Trabalhadores de Imprensa, Damián Loretti, abordaram experiências recentes da América Latina na área da comunicação.


Juan Zavittiero fez um diagnóstico sobre as tecnologias de informação e comunicação nos países das Américas. Segundo o representante da UIT, os países em desenvolvimento do continente ainda têm um grande caminho a percorrer – se comparado aos Estados Unidos e ao Canadá – para que a população tenha acesso a serviços modernos que permitam o desenvolvimento da comunicação na era digital (como celular e internet banda larga).


Damián Loretti explicou o processo de aprovação da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual na Argentina, que substituiu um decreto-lei vigente desde a época da ditadura. A nova legislação só foi aprovada pelos deputados depois de consultas à sociedade, por meio de audiências públicas e participação de pessoas envolvidas na área. Uma das particularidades da Lei é a divisão tripartidária (entre governo, sociedade civil e empresários) das concessões dos veículos de comunicação.


Atrasos na programação


As atividades da Confecom atrasaram. A votação do Regimento Interno da Conferência, marcada para segunda-feira (14/12), foi adiada para terça e aconteceu depois das palestras internacionais. A identificação dos delegados para os Grupos de Trabalho e o credenciamento dos suplentes nesta manhã também contribuíram para o atraso, prejudicando a apresentação dos painéis dos eixos temáticos (cancelada) e os GTs (que se iniciaram após duas horas e meia de atraso).

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem