Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Papa critica a imprensa e defende valores católicos


Folha Online


Papa critica mídia e defende a virgindade e o casamento


‘O papa Bento 16 disse hoje para os fiéis respeitarem a fidelidade do casamento e a virgindade. O pronunciamento foi feito durante a missa de canonização do frei franciscano Antônio de Sant’Anna Galvão, o frei Galvão, no Campo de Marte (zona norte de São Paulo). Ele pediu ainda que o público diga ‘não’ para quem ridiculariza esses conceitos defendidos pela Igreja Católica.


‘É preciso dizer não àqueles meios de comunicação social que ridicularizam a santidade do matrimônio e a virgindade antes do casamento’, disse ele.


Acompanhe ao vivo a visita do papa Bento 16 ao Brasil em tempo real na Folha Online.


Ele voltou a condenar o imediatismo e o hedonismo (doutrina que defende a busca do prazer). ‘O mundo precisa de vidas limpas, de almas claras, de inteligências simples que rejeitem ser consideradas criaturas objeto de prazer.’


O papa Bento 16 canonizou hoje o frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil. A partir de agora, ele passa a ser chamado de santo Antônio de Sant’Anna Galvão.


‘Declaramos e definimos como santo o beato Antônio de Sant’Anna Galvão. E o inscrevemos na lista dos santos. E estabelecemos que em toda a igreja ele seja devotamente honrado entre os santos’, disse durante a missa de canonização.


A missa deve acabar por volta das 12h. Após a cerimônia de canonização, Bento 16 retorna para o mosteiro de São Bento (região central), onde participa de uma cerimônia de despedida.


De lá, ele segue para a Catedral da Sé (centro) para um encontro com bispos. Em seguida, retorna para o Campo de Marte, onde embarca para Aparecida de helicóptero.


Frei Galvão


Santo Antônio de Sant’Anna Galvão nasceu em Guaratinguetá (176 km a nordeste de São Paulo), onde há hoje um museu com seus pertences. A instituição é gerida por José Carlos de França Maia, 77, promotor público aposentado e descendente de um dos dez irmãos do santo.


Na capital paulista, ele fundou, em 1774, o atual Mosteiro da Luz. Na cidade, a devoção ao frade é sintetizada pela busca por suas pílulas, que teriam o dom de facilitar partos e curar doenças.’


 


David Moisés, Agência Estado


Papa critica mídia que ridiculariza casamento e virgindade


‘Na canonização de Frei Galvão, Bento XVI enaltece castidade do primeiro santo brasileiro


O papa Bento XVI aproveitou a cerimônia de canonização do Frei Galvão, na manhã desta sexta-feira, 11, para insistir na defesa de valores morais, especialmente, do casamento, e para fazer um ataque frontal à mídia considerada liberal. ‘É preciso dizer não àqueles meios de comunicação social que ridicularizam a santidade do matrimônio e a virgindade antes do casamento’, afirmou ele, na mesma mensagem em que enaltecia as qualidades e feitos do primeiro santo nascido no Brasil.


‘Que belo exemplo a seguir deixou-nos Frei Galvão. Como soam atuais para nós, que vivemos numa época tão cheia de hedonismo, as palavras que aparecem na cédula de consagração de sua castidade’, pronunciou o papa. ‘O mundo precisa de vidas limpas, de almas claras , de inteligências simples que rejeitem ser consideradas criaturas objeto de prazer.’


Na quinta-feira, 10, no Encontro com os Jovens, Bento XVI já havia feito cobranças aos cerca de 45 mil fiéis que se reuniram no Pacaembu, exigindo uma postura clara de respeito e compromisso nas relações amorosas, defendendo o sacramento do matrimônio e a fidelidade conjugal. O discurso do papa agradou aos jovens, que aplaudiram entusiasticamente sua fala.’