Sábado, 23 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

JORNAL DE DEBATES > ENECOS

Pela democratização da comunicação

17/10/2005 na edição 351

Vocês já notaram o quanto pouco se discute mídia alternativa e comunitária dentro dos muros da universidade? Encaramos de forma muito natural a comunicação de massas da maneira como ela está estabelecida e raramente pensamos como ela poderia ser se a nossa sociedade fosse diferente.

 Infelizmente a mídia no mundo se organiza em oligopólios, grandes grupos econômicos com interesses políticos distintos. Movimentos populares, produtores independentes de comunicação, núcleos de comunicação comunitária, raramente têm espaço no imaginário midiático da maioria dos brasileiros. Não é interessante para estes oligopólios a representação destes movimentos na mídia, prova disso são os constantes ataques da nossa imprensa contra o movimento sem-terra, sem-teto e estudantil.

Para que mais pessoas possam ter acesso à produção de comunicação e para que a correlação de forças da nossa sociedade no imaginário social seja um pouco mais justa, nós, da Enecos (Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social) levantamos a bandeira da democratização da comunicação.

Realizamos anualmente, em conjunto com diversos movimentos, a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, que já está na sua terceira edição. Este ano, temos temáticas urgentes de serem discutidas pelo Brasil afora, ignoradas, obviamente, pela grande mídia brasileira: digitalização dos meios, repressão de rádios livres e comunitárias, regulamentação da comunicação, etc:

Agenda

Segunda-feira, 17 de outubro

** 12h30: ato de abertura.

Apresentações culturais, graffitti, malabares, etc.

Local: Av. Paulista, em frente ao prédio da Gazeta

** 14h: debate ‘Política das mídias’

Local: Tuca Arena, PUC (R. Monte Alegre, 984)

Terça-feira, 18 de outubro

** 18h30: Diálogo de movimentos sociais sobre o monopólio e democratização da mídia.

Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660)

Quarta-feira, 19 de outubro

** 19h: debate ‘Mídia alternativa e comunitária’

Local: Fito (Av. Angélica, 100 – Osasco)

Quinta-feira, 20 de outubro

** 9h: debate ‘Regulamentação dos meios de comunicação’

Local: Comfil, PUC (R. Monte Alegre, 984)

** 13h: ato ‘De costas para Hélio Costas’

Concentração: metrô vila mariana

** 19h: debate ‘Digitalização das mídias’

Local: Ação Educativa (Rua General Jardim, 660)

Sexta-feira, 21 de outubro

** 19h: debate ‘Vlado, assassinado: o que mudou?’

Local: ECA, USP (Cidade Universitária, auditório Freitas Nobre)

Sábado, 22 de outubro

** 19h: cerimônia de encerramento. Assinatura da carta-compromisso da semana, entrega simbólica de antenas, mostra de vídeos.

Local: Instituto Pólis (Rua Araújo, 124)

Oficinas

A programação também conta com uma série de oficinas, voltadas especialmente para estudantes de escolas de comunicação. A intenção é trazer para os estudantes uma forma diferente de fazer comunicação e iniciar um diálogo destas escolas com a sociedade:

** Comunicabem: é um projeto de criação de jornais e publicações com internos da Febem Brás e Barueri. Os internos têm aulas sobre técnicas básicas de fotografia, redação e entrevista, para depois partirem para a organização dessas publicações. As inscrições para esta oficina são com Carol (74219704 ou krollemos@yahoo.com.br). As oficinas acontecerão nos seguintes períodos: 3a. (18/10), à tarde; 4a. (19/10), manhã

** Rádio Heliópolis: é uma das rádios comunitárias mais conhecidas de São Paulo. Sua programação é feita inteiramente pela comunidade local e a gestão é coletiva. Inscrições com Sue (83065472 ou sueiamamoto@yahoo.com). A oficina acontecerá na quarta-feira (19/10), no período da manhã.

** Revista Ocas’’: revista mensal, de circulação em São Paulo e Rio de Janeiro, vendida exclusivamente pela população sem moradia ou em situação precária, que se sustenta com esta atividade. Aborda temas políticos, sociais e culturais, e abre um espaço de expressão para moradores de rua. As inscrições são com Guilherme (73114779 ou guijeronymo@gmail.com). A oficina será no sábado (22/10), de manhã.

** Revista Viração: voltada para a área de educação e comunicação, a Revista Viração nasceu para unir os jovens de todo Brasil em torno de alguns princípios, como a defesa dos direitos humanos, a educação à paz e à solidariedade entre os povos. Sem fins lucrativos, a Vira é um projeto social impresso da organização não-governamental Associação de Apoio a Meninas e Meninos da Região Sé, que também possui um Centro de Defesa da Criança e Adolescente e um centro de recuperação para adolescentes e jovens dependentes de droga. As inscrições são com Carol (74219704 ou krollemos@yahoo.com.br). A oficina acontecerá na quinta-feira (20/10), de manhã.

Mais informações nos sítios (http://www.nuevoperiodismo.org/) e (www.democratizacaodacomunicacao.blogger.com.br)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem