Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

JORNAL DE DEBATES > ESTRELA DE TV

Premiê tailandês protagoniza reality show

23/01/2006 na edição 365

O primeiro-ministro tailandês estréia uma nova modalidade de reality show. Estrelando: ele próprio. Em Show dos Bastidores: O Primeiro-Ministro, Thaksin Shinawatra visita regiões de extrema pobreza do país. Para o governo, o programa é uma oportunidade para mostrar o premiê encontrando os necessitados e lutando contra a pobreza enquanto a nação o assiste – na emissora, por sinal, que pertence a sua família.

Os passos do milionário Shinawatra são seguidos por 40 câmeras e um helicóptero militar. O primeiro-ministro aparece em reuniões com líderes locais buscando soluções para a erradicação da pobreza, conversando entusiasticamente com moradores de vilarejos, prometendo mundos e fundos e até dormindo em barracas.

Os críticos – entre eles políticos de oposição, acadêmicos e grande parte da imprensa nacional – alegam que o show é uma manobra publicitária para aumentar a popularidade do político às custas dos contribuintes.

Corrupção e censura

Um dos homens mais ricos da Tailândia, Shinawatra enfrenta acusações de corrupção e nepotismo. Seus críticos o acusam de misturar o império de telecomunicações de sua família com questões de Estado. Desde que chegou ao poder, em 2001, ele tenta amordaçar a imprensa com ações legais e pela proibição de programas de TV e rádio que o critiquem.

‘Este é mais um exemplo de como Shinawatra manipula a mídia’, afirma o editor-sênior do jornal The Nation e ex-presidente da Associação de Jornalistas Tailandeses, Kavi Chongkittavorn, sobre o programa do primeiro-ministro. ‘Ele não quer confrontar a realidade política, então cria seu próprio reality show e faz dele a notícia do dia. É outra tentativa desesperada de controlar as notícias’. Informações de Jocelyn Gecker [AP, 19/1/06].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem