Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

JORNAL DE DEBATES > USO DE IMAGEM

Presidente francês processa companhia aérea

04/02/2008 na edição 471

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, e a ex-modelo e cantora Carla Bruni processam a empresa aérea irlandesa Ryanair por uso indevido de imagem. A companhia publicou um anúncio no jornal Le Parisien com uma foto do casal e uma frase atribuída a Carla: ‘Com a Ryanair, toda a minha família pode vir para o meu casamento’. A propaganda fala sobre a redução nos preços das passagens aéreas.

O advogado do casal, Thierry Herzog, afirmou à imprensa que Sarkozy pede indenização simbólica de 1 euro, enquanto Carla reivindica 500 mil euros. ‘Uma foto de Carla Bruni custa 500 mil euros’, justificou o advogado ao jornal Le Monde, explicando que a fama dela como modelo permite o pedido por uma grande quantia em uma peça publicitária.

Humor

A Ryanair não pediu permissão a Sarkozy ou a Carla pelo uso da imagem, e a companhia pediu desculpas pelo erro. ‘Foi uma peça de humor sobre um assunto de grande interesse na França. Nós nos desculpamos por qualquer dano causado’, afirmou um porta-voz da empresa, em Dublin.

A Ryanair criticou, entretanto, o pedido de indenização de Carla Bruni, já que sua exposição atual na mídia diz respeito a seu relacionamento amoroso com o presidente da França, e não a sua carreira de modelo. Na quinta-feira (31/1), a companhia fez uma proposta de acordo ao casal, em que doaria dez mil euros para instituições de caridade da escolha deles. O caso está sendo analisado pela justiça.

Casamento

A vida amorosa do presidente francês virou, de fato, atração no país no último mês. Sarkozy e sua esposa Cecilia anunciaram o fim do casamento de 11 anos em outubro, e ele conheceu a italiana Carla poucas semanas depois. O novo romance virou destaque na mídia francesa e Sarkozy, no início de janeiro, sugeriu durante uma coletiva de imprensa que casaria com sua namorada – e que a mídia descobriria o fato depois de consumado. Desde então, o alvoroço sobre o namoro aumentou, com especulações sobre a data do casamento – que acabou ocorrendo no sábado (2/2), segundo nota oficial da presidênia francesa. Informações de Thierry Leveque e Crispian Balmer [Reuters, 30/1/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem