Terça-feira, 23 de Outubro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1009
Menu

JORNAL DE DEBATES >

Rede estatal anuncia canal com conteúdo estrangeiro

04/04/2008 na edição 479

O Instituto Cubano de Rádio e Televisão (ICRT), rede estatal de rádio e TV, anunciou esta semana o lançamento de um canal televisivo com conteúdo primordialmente internacional. O objetivo é proporcionar uma maior variedade na programação para os telespectadores cubanos. Segundo o vice-presidente do ICRT, Luis Acosta, o novo canal terá conteúdo de ‘uma dúzia de países’ – ele não deu maiores detalhes. O anúncio foi feito em uma conferência da associação dos escritores e artistas de Cuba, em que intelectuais criticaram a qualidade e a escassez da programação de TV na ilha socialista.


A abertura do novo canal com conteúdo internacional segue uma tendência vista nas últimas semanas, quando os cubanos receberam permissão para comprar telefones celulares, aparelhos de DVD e computadores pessoais, além de poderem se hospedar em hotéis antes destinados apenas aos turistas estrangeiros. Segundo Raul Castro, que substituiu recentemente o irmão Fidel na presidência do país, havia ‘proibições excessivas’ em Cuba. Fidel ficou no poder por quase meio século, e deixou o cargo por questões de saúde.


Hoje, Cuba tem cinco canais de televisão – todos controlados pelo Estado. Um deles, o Cubavision International, que transmite notícias oficiais da ilha e programas culturais, só está disponível na TV a cabo. A rede pública costuma exibir filmes americanos – muitos deles pirateados, ainda que sua venda para Cuba não faça parte das sanções comerciais impostas pelos EUA desde a década de 60. Muitos cubanos assistem a canais de TV por satélite com antenas parabólicas ilegais – conseguem, deste modo, ter acesso a canais de Miami com programação em espanhol. Informações de Rosa Tania Valdes [Reuters, 3/4/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem