Rede social reforça medidas de segurança | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

JORNAL DE DEBATES > FACEBOOK

Rede social reforça medidas de segurança

14/05/2008 na edição 485

A rede social online Facebook anunciou o aprimoramento de suas ferramentas de segurança para proteger jovens usuários de pedófilos, em uma parceria com procuradores-gerais de 49 estados americanos. As novas medidas incluem promessas de ‘agir agressivamente’ para remover conteúdo inapropriado do sítio, mostrar mensagens automáticas de alerta quando jovens compartilharem informações pessoais com estranhos e fortalecer o sistema de verificação de idade de usuários. Desta forma, grupos ou internautas que incentivem ou postem links para material que promova pornografia, incesto, pedofilia, bullying (humilhação ou violência psicológica) ou ódio racial serão ‘imediamente investigados’.


As iniciativas também terão que ser adotadas por empresas terceirizadas que desenvolvem serviços e produtos para o Facebook. O acordo é semelhante ao feito pelo MySpace em janeiro e representa um forte compromisso da rede social, que conta com mais de 70 milhões de usuários.


Segundo Chris Kelly, encarregado do setor de privacidade do Facebook, encorajar usuários a se inscrever no sítio com seus nomes verdadeiros facilitará a verificação de idade. ‘Os alertas serão usados em um contexto bem específico. Por exemplo, se uma mensagem enviada por um maior de 18 anos for recebida por um menor de idade, sem nenhum amigo em comum, enviaremos uma mensagem’, explica. O Facebook emprega mais de 500 funcionários – 100 deles fazem parte da ‘equipe de experiência do usuário’, responsável por questões de segurança e privacidade. Informações de Jemima Kiss [The Guardian, 9/5/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem