Terça-feira, 19 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

JORNAL DE DEBATES > MEMÓRIA DO JORNALISMO

Seminário debate os desafios da preservação

12/08/2008 na edição 498

O Centro de Cultura e Memória do Jornalismo (CCMJ) e a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promovem, no dia 25 de agosto, a partir das 9h30, no auditório da FCRB (Rua São Clemente, 134 – Rio de Janeiro), o seminário Memória do jornalismo brasileiro: os desafios da preservação. O evento reunirá jornalistas, estudiosos da história do jornalismo brasileiro e representantes de instituições afins com o objetivo discutir as iniciativas de preservação da memória do jornalismo. Serão debatidos temas como a história do jornalismo brasileiro, os desafios na preservação dos arquivos e a história oral como método para a recuperação dessa memória. Entrada franca.


Centro de Cultura e Memória do Jornalismo


O CCMJ, uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, com patrocínio da Petrobras, será um espaço de preservação e registro da história da imprensa brasileira, através da constituição de um acervo e do desenvolvimento de atividades para difundi-la entre profissionais, estudantes e o público em geral.


Programação


9h30: Abertura – José Almino de Alencar (presidente da FCRB), Suzana Blass (presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do RJ) e Rachel Valença (diretora do Centro de Pesquisa da FCRB)


10h – 12h: História do jornalismo brasileiro: o que está em pauta e o que ficou fora dela? Lembranças e esquecimentos na construção da memória.


Palestrantes: Cícero Sandroni (jornalista e presidente da Academia Brasileira de Letras), Fernando Lattman-Weltman (Cpdoc/FGV), Marialva Barbosa (UFF) e João Batista de Abreu (UFF). Mediadora: Lia Calabre (FCRB)


14h – 16h: Depoimentos de jornalistas: questões para uma história oral


Palestrantes: Ana Paula Goulart (Memória Globo e UFRJ), Joëlle Rouchou (FCRB) e Alzira Abreu (Cpdoc/FGV). Mediadora: Carla Siqueira (CCMJ e PUC)


16h30 – 19h: Arquivos: os desafios e usos da preservação


Clóvis Molinari (Arquivo Nacional e Recine), Ana Maria Mauad (UFF) e Luís Carlos Saroldi (radialista). Mediadora: Isabel Lustosa (FCRB)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem