Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Seriado de humor sobre muçulmanos estréia com sucesso

Os criadores do novo seriado canadense Little Mosque on the Prairie (Pequena Mesquita no Prado, tradução livre) têm grandes expectativas que o programa faça sucesso no país ao abordar os muçulmanos através do humor – e provavelmente é o que acontecerá. Já na estréia, na semana passada, a comédia sobre uma pequena comunidade muçulmana na cidade fictícia de Mercy (misericória, em inglês) conseguiu boas críticas e alto índice de audiência: 2,1 milhões de telespectadores. A CBC, emissora onde o programa é exibido, costuma ter média de audiência entre 500 mil e um milhão, segundo sua diretora-executiva de programação, Kirstine Layfield.


No seriado, a comunidade de muçulmanos é freqüentemente mal interpretada quando interage com outros habitantes da região. ‘O riso é uma linguagem universal. É importante tirar esta impressão de que os muçulmanos não são engraçados, ou que eles não podem fazer piadas ou que não temos o mesmo tipo de relacionamento que todos têm’, afirma Zarqa Nawaz, um dos criadores do seriado.


Consultoria


Antes mesmo da estréia, o programa já atraiu atenção. Houve boatos de que a CBC havia contratado um consultor para garantir que os muçulmanos não seriam ofendidos. Tal informação, no entanto, não é verdadeira, assegurou Nawaz. ‘Os muçulmanos estavam preocupados porque assuntos na mídia sobre eles tendem a estar associados à violência’, diz.


A comunidade muçulmana no Canadá aprovou o seriado, embora tenha dado algumas sugestões. ‘É um começo, nunca tivemos nenhum programa de comédia sobre a comunidade muçulmana’, afirma Wahida Valiente, vice-presidente nacional do Congresso Islâmico Canadense. ‘Talvez eles precisem tirar um pouco o foco da mesquita. Os muçulmanos, em seu cotidiano, não ficam tão envolvidos assim com a mesquita’, opina. Informações de Amran Abocar [Reuters, 10/1/07].