Segunda-feira, 28 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

JORNAL DE DEBATES > RÚSSIA

Sítio de oposição censurado no país

29/05/2008 na edição 487

Uma corte de Moscou suspendeu esta semana um sítio de oposição na Ingushetia, uma das regiões mais pobres da Rússia, até que promotores investiguem a acusação do governo regional de que a página divulga material extremista. O governo da Ingushetia tem exercido um controle mais rígido sobre a mídia a fim de conter a crescente violência na região.


O sítio é de propriedade do empresário Magomed Yevloev. Segundo seu advogado, Kaloi Akhigov, as acusações têm motivação política. ‘O sítio mostra a Ingushetia do jeito que ela é, e eles não gostam’, alega. ‘Vamos desafiar a ordem do tribunal’. O sítio é hospedado nos EUA, o que significa que a corte teve que ordenar a todos os provedores de internet da Rússia para desativar o acesso a ele – um desafio logístico que deve estar terminado até o dia 5/6.


A Ingushetia faz fronteira com a Chechênia e é palco de duas guerras separatistas desde 2004. Enquanto na Chechênia a situação acalmou, a violência aumentou nas regiões vizinhas de Ingushetia e Daguestão. Para tentar apresentar um cenário de normalidade na região, o governo de Ingushetia tenta controlar o fluxo de informações. Informações de James Kilner [Thomson Reuters, 26/5/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem