Terça-feira, 19 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº991
Menu

JORNAL DE DEBATES > AFEGANISTÃO

Talibã proíbe televisão em província perto de Cabul

14/05/2008 na edição 485

Insurgentes talibãs ordenaram que os moradores de uma província próxima à capital do Afeganistão, Cabul, parem de assistir à televisão porque as emissoras exibem programas não-islâmicos. A nova ordem faz parte de uma série de restrições impostas por militantes ainda ativos em algumas áreas do país.


Segundo Najib Manelai, do Ministério da Informação afegão, dezenas de homens mascarados e armados entraram em mesquitas na província de Logar, no último fim de semana, e ameaçaram os habitantes da região. ‘Eles ameaçaram as pessoas, disseram que, se elas não parassem de ver televisão, enfrentariam a violência’, afirmou Manelai à agência de notícias Reuters. Residentes da província afirmaram que o Talibã impôs a restrição à TV por causa da programação exibida pelas emissoras, considerada pelos insurgentes ‘contrária à cultura afegã’.


Novelas


Curiosamente, a proibição televisiva ocorre pouco tempo depois de uma campanha – feita por grupos religiosos e pelo próprio Ministério da Informação – pelo fim da exibição de novelas indianas nas emissoras privadas. A ordem do governo para que as novelas saíssem da programação foi, em larga escala, ignorada pelas emissoras.


O Talibã, apoiado pela al-Qaeda, foi retirado do poder no Afeganistão em 2001. De 1996 até sua queda, os militantes baniram televisão, música e cinema do país. Mais de uma dezena de canais de TV privados surgiram depois que o Talibã saiu do poder. O grupo ainda atua, entretanto, em algumas partes do território afegão. Nos últimos meses, operadores de telefonia celular receberam ordem de encerrar suas redes, pois, segundo insurgentes, Exércitos estrangeiros estariam usando o sinal telefônico para identificar seu paradeiro. Eles também alertaram que meninas em áreas no sul e leste do país não devem ir à escola. Informações de Sayed Salahuddin [Reuters, 13/5/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem