Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Tel Aviv ‘evacuada’, diz jornal iraniano

O jornal conservador iraniano Kayhan publicou como principal chamada de capa a manchete ‘Tel Aviv evacuada’. A manchete chamou a atenção do jornalista Dudi Cohen [Yvetnews, 27/07/06], que afirma que o jornal do líder espiritual Ali Khamenei tende a exagerar em tudo o que diz respeito a Israel. Dessa vez, diz Cohen, a imaginação dos editores foi longe demais.


‘Após recentes ameaças de Hassan Nasrallah, alguns órgãos governamentais de Israel foram evacuados de Tel Aviv a Jerusalém’, diz o artigo do Kayhan. Os editores não forneceram maiores informações, alegando que o fato de o primeiro-ministro Ehud Olmert se encontrar com a secretária de Estado dos EUA Condoleeza Rice em Jerusalém é prova de que o governo israelense já começou a evacuar seus gabinetes em Tel Aviv.


O artigo se baseia no último discurso do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que, segundo o jornal, conseguiu espalhar medo pelo país e até levar alguns ministros a desistir da idéia de desarmar o Hezbollah.


A mídia iraniana segue uma linha apenas na cobertura dos eventos no sul do Líbano. Os editores geralmente estão ligados ao regime e os repórteres sabem que se saírem um pouco do trilho do regime aiatolá, podem ser processados e severamente punidos.