Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Tereza Rangel

‘O UOL estreou este ano uma novidade na sua home page: um box com abas para divulgar melhor a suposta riqueza de seu conteúdo em banda larga: fotos, vídeos, rádio UOL e downloads. Acontece que a área recebe pouca atualização. É comum um destaque ficar lá por dois, três, quatro dias (quem sabe mais). Demostra ou falta conteúdo ou falta de atualização.

Hoje, por exemplo, há 17 imagens na área. Oito para álbuns fotográficos. Oito para vídeos. Uma para a rádio. Destas, apenas duas são atualizações feitas neste sábado. Elas entraram no lugar de imagens que estavam na home desde o dia 21.

Imagens de hoje na home do UOL

Pelo segundo dia consecutivo, estas imagens estão na home do UOL

Pelo terceiro dia consecutivo, estas imagens estão na home do UOL

Pelo quarto dia consecutivo, estas imagens estão na home do UOL

Há seis imagens que vão completar dois dias na home page, seis chegando ao terceiro dia e três no quarto (a da entrevista com o Stelide, a do tapa de partidária de Hugo Chávez em apresentador na Venezuela e a de Gisele Bünchen). Dias dias seguidos com a mesma imagem, no mesmo lugar, é um exagero para a home page de conteúdo mais vista da Internet brasileira. Quatro dias, nem se fale.

***

Uol responde (22/11/07)

O editor-executivo do UOL Irineu Machado respondeu aos questionamentos feitos ontem no blog.

‘Tereza,

Já estavam em discussão soluções para os problemas de informações repetidas no novo UOL Educação. Alterações estão sendo feitas na home do site para evitar o problema (a caixa com abas, por exemplo, é uma idéia que está sendo revista). Em qualquer reformulação de sites, é natural que ajustes acabem se mostrando necessários. Os alertas feitos pelo público são de grande utilidade para as decisões sobre esses ajustes. Nos próximos dias, será feito um teste de usabilidade com o público, para ajudar a aprimorar a navegação pela estação e torná-la mais agradável e prática.

Sobre a duplicidade de links no menu e na lateral direita da home de UOL Educação, Luciana Faria, gerente-geral de Interface do UOL, ressalta:

‘O grande desafio da reformulação de Educação foi conseguir agregar o conteúdo da estação Lição de Casa sem ônus para o usuário.

Disciplinas era um conteúdo de Lição de Casa. Sim, duplicamos o acesso a esse conteúdo, mas isso foi feito com a intenção de tornar a mudança (principalmente para os usuários do Lição de Casa) o mais didática possível.’

Permanecemos em busca do melhor para adequar a navegação pelo conteúdo do UOL aos interesses dos internautas.’

***

Uol Educação ou Repetição? (21/11/07)

Estreou na semana passada o novo site de educação do UOL. No formato que valoriza o conteúdo (com a retirada dos links patrocinados da área de 800 pixels), chama a atenção do usuário o grau de repetição que há em sua home page.

Foi criada uma caixa, com abas, cujos destaques são facilmente encontrados na própria página.

Hoje, por exemplo, o assunto que estava no destaque da caixa, sob o item ‘Fies’ (‘Sancionada lei que garante 100% de financiamento pelo Fies’) era a manchete da estação e estava destacado na lista de notícias. Ou seja, uma mesma informação, inclusive com o mesmo enunciado, repetida três vezes numa única página.

Mesma notícia em 3 lugares na home de Educação

O item ‘Vestibular’ trazia três notícias, das quais duas eram idênticas às que estavam logo abaixo, na lista das ‘últimas’.

Área para destacar vestibular ‘copia’ notícias que estão na página

O item do Prouni (‘Inscrições de estudantes ao ProUni 2008 começam no dia 26 de novembro’) estava logo acima.

Caixa para Prouni traz notícia que já está na página

No menu, há um item chamado ‘Disciplinas’. Elas voltam a se repetir na lateral direita.

Menu é repetido à direita

O novo UOL Educação foi propagandeado pelo portal como um meio de facilitar a pesquisa escolar, ‘com navegação mais simples e intuitiva’. Leitores discordam. Ficaram perdidos ao navegar. Não encontraram os conteúdos antes dispostos em Lição de Casa e dicionários.

‘Toda e qualquer alteração, inclusão, que façam no sítio, deve prever e visar tão-somente a facilitação do uso e exploração pelo internauta cliente; estou certo ou não? Pois bem, na página inicial tinha Lição de Casa, cadê, sumiu? Quanto menos click for necessário, melhor! Sem complicação, sugiro que retornem o link e não somente deixem Educação! Isto posto, se o cliente representar definitivamente algo para o UOL, aceitem a sugestão!’

Claudionor

‘Sugiro urgentemente voltar a usar o grande ‘Houaiss’. Até lá, vou fazer o que estou fazendo desde que mudaram a página -fui à estante, peguei um volumoso dicionário impresso e o coloquei ao lado do meu PC, para usar quando necessito; é bem mais trabalhoso, mas menos irritante …’

Marlene

Segundo o UOL, ‘o menu da esquerda também foi reorganizado, agrupando os recursos específicos para as diferentes etapas escolarização, do pré-escolar ao universitário. Estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior ganharam ambientes exclusivos, com notícias, links e outros materiais direcionados a cada público.’

Quem se fiar no release do UOL pode se dar mal. Ao entrar em ‘Ensino Fundamental’, por exemplo, terá um menu enxuto, com apenas quatro itens (‘Datas Comemorativas’, ‘Ditados’, ‘Folclore’ e ‘Operações Matemáticas’). Se o aluno quiser estudar português, por exemplo, não vai achar. Terá de adivinhar que o conteúdo está sob o item ‘Disciplinas’ no menu. Terá de sair de ‘Ensino Fundamental’, clicar em ‘Disciplinas’, depois em ‘Português, depois, novamente, em ‘Ensino Fundamental’, para, então, ter acesso ao material. Pode, também, ver, à direita, a lista de disciplinas, clicar em ‘Português’, depois, de novo em ‘Ensino Fundamental’ para então acessar o que lhe interessa. Nada fácil. Por que as disciplinas de ensino fundamental não estão no menu de ensino fundamental, as do ensino médio em ensino médio? ‘