Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Terra Magazine

GOVERNO LULA
Felipe Corazza Barreto

‘Fora Lula’ domina passeata do ‘Cansei’, 29/07/07

‘Era para ter sido uma passeata apartidária. A OAB-SP, pela palavra de seu presidente Luiz Flávio D’Urso, um dos fundadores do movimento ‘Cansei’, disse que a campanha não teria viés político. Os demais criadores do ‘Cansei’, também ouvidos por Terra Magazine, seguiram o tom: ‘é apartidário’.

Neste domingo, quando o ‘Cria (Cidadão, Responsável, Informado e Atuante)’ e o ‘Cansei’ juntaram forças em uma passeata na zona sul de São Paulo, no entanto, o tom político e partidário surgiu em pouco tempo. Antes mesmo do começo da caminhada, militantes do PSDB foram expulsos do protesto.

Líder do Cria e um dos organizadores da marcha, Márcio Neubauer começou a caminhada puxando a palavra de ordem: ‘RES-PEI-TO’. Mais adiante, já fora do trio elétrico, entrou no coro partidário que dominou grande parte da marcha: ‘Fora Lula’.

Familiares das vítimas da tragédia do vôo 3054, empresários, advogados, estudantes, médicos legistas, entre outros, participaram da manifestação. O trajeto: do Parque do Ibirapuera até o aeroporto de Congonhas.

A MARCHA

Domingo, oito e meia da manhã, oito graus no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Pouco mais de 100 pessoas se concentram para a passeata convocada pelo movimento ‘Cansei’ e pelo ‘Cria (Cidadão, Responsável, Informado e Atuante) Brasil’. O trio elétrico estacionado em frente ao Monumento às Bandeiras leva faixas pretas com os dizeres ‘Respeito’ e ‘Chega de Passividade’.

O protesto, – ‘apartidário e pacífico’, como não cansam de repetir os oradores que se alternam ao microfone – é contra ‘o descaso’, ‘a incompetência’ e por ‘respeito’.

O empresário Márcio Neubauer, líder do CRIA e um dos organizadores da marcha que seguirá para o aeroporto de Congonhas puxa a palavra de ordem: RES-PEI-TO, RES-PEI-TO. No começo, tem pouca resposta. Mais pessoas chegam, com casacos, jaquetas e echarpes variados, e o coro começa a engrossar.

Os comandantes do Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros – o ‘Cansei’ – estão na passeata. O publicitário Marcus Hadade e Ronaldo Koloszuk, do Conselho de Jovens Empresários da Fiesp, são anunciados pelo trio elétrico. O trio, aliás, cercado por guardas particulares da empresa Santo Segurança.

‘SEM BANDEIRA, SEM BANDEIRA’

Passa das 9h, horário previsto para a saída da passeata, e chegam 5 rapazes carregando bandeiras do PSDB. No início, são desfraldadas sem embaraço. Em poucos minutos, no entanto, começa um murmúrio que se transforma em gritaria: ‘Sem bandeira, sem bandeira’. O líder dos militantes tucanos, que se identifica como Fernando, bate-boca com os manifestantes.

Mais pessoas se juntam ao protesto contra as bandeiras do partido na marcha. Os gritos ficam mais agressivos – ‘O PSDB também é culpado!’, ‘Vagabundos, oportunistas’, ‘Traidor da consciência do povo’. Fernando discute com alguns manifestantes e, pouco antes das vias de fato, a polícia intervém.

O tucano berra também com os PMs, ‘Partido é sociedade civil, isso aqui é democrático!’. Um policial consegue tirá-lo do protesto e com ele vão os outros 4 rapazes. Um deles, Rafael, responde com um seco e sonoro ‘Não’ quando perguntado se é filiado ao PSDB. Perguntado sobre os outros, responde agressivo: ‘Eu não tenho que falar nada pra você não, truta’.

Em frente ao trio elétrico, uma homenagem aos Bombeiros, à Defesa Civil e à Polícia Civil. As palmas para os primeiros duram quase dois minutos. Passadas as homenagens, uma salva de palmas para Jesus, outra para Deus. E começa a marcha.

O músico Seu Jorge aparece no carro de som. É um dos poucos negros presentes à passeata. Diante de um público formado, em grande parte, pelas classes média e alta, ele puxa o assunto para outras tragédias além da aérea: ‘Aqueles que sofrem o cotidiano dos ônibus, dos trens lotados, dos bairros sem esgoto, sem escola. A comoção dos desastres aéreos é justa e grande, mas pior é a nossa passividade diante das tragédias cotidianas’. Aplausos.

Já no fim da avenida Pedro Álvares Cabral, os manifestantes começam a cantar, timidamente, ‘Pra não dizer que não falei das flores’, de Geraldo Vandré. Imediatamente após a música, hino dos estudantes contra a ditadura militar, surgem os primeiros gritos de ‘Fora Lula’. O coro entra bem mais forte do que Vandré.

Do trio elétrico, os organizadores abafam com gritos de ‘RES-PEI-TO’ os gritos contra o presidente. Funciona, mas por pouco tempo. O número de participantes da marcha já chega a 2 mil, segundo um guarda civil metropolitano. Márcio Neubauer, ao microfone, comemora 5 mil. Como de costume em manifestações, diferença razoável entre as estimativas da polícia e dos organizadores.

AVIÃO, NÃO: ‘COMPREI UM HONDA NOVO’

Aos poucos, o sol aparece e aplaca um pouco o frio que ainda faz o senhor de Rondônia esfregar as mãos enquanto anda. Ele vem a São Paulo para tratamento com freqüência. Mas não mais de avião. ‘Depois de 2 anos sofrendo em aeroporto, desisti. Comprei um Honda novo e venho de carro. Mas, não vai adiantar muito, porque agora minha filha está indo pros Estados Unidos’.

Carro, por sinal, é o que Délcio lamenta não ter naquele momento. Vendedor ambulante, morador de São Miguel Paulista, lamenta ter levado só capas de chuva e amendoins para o protesto. ‘Se tivesse um carro, ia buscar água. Com esse sol, agora, água ia vender. Até chapéu de palha, se eu tivesse, vendia’. Mas Délcio, sem carro, ainda teria que correr para sair do protesto e ir até o estádio do Morumbi, para vender mais amendoim e capa de chuva. ‘Hoje o Corinthians joga lá’.

A marcha segue rumo ao prédio da TAM Express, em frente a Congonhas, destruído pela batida do Airbus A320 da própria empresa. No caminho, 3 hospitais, diante dos quais o trio elétrico passa amplificando os berros: ‘RES-PEI-TO’. O locutor da vez anuncia um novo protesto para o dia 18 de agosto. Desta vez, além da passeata, propõe um ‘Dia do Pé no Chão’, um dia sem avião.

Outro manifesto é anunciado, este para o dia 4 de agosto. É a ‘Grande Vaia’ contra Lula. Aplausos efusivos e mais gritos de ‘Fora Lula’. Márcio Neubauer já está fora do trio elétrico. Distribui narizes de palhaço aos manifestantes no asfalto da Avenida 23 de Maio, interditada para o protesto.

‘Isso não pode parar aqui, tem que continuar’, pede aos companheiros de marcha. Às 11h25, quase duas horas e meia depois do começo do protesto ‘apartidário e pacifíco’, sai da boca de Márcio o primeiro ‘Fora Lula’. Daí em diante, ele puxa coros variados contra o presidente. ‘Corrupto’, ‘Omisso’, ‘Ladrão’. E encerra desabafando com uma colega de manifestação: ‘A gente pode votar em qualquer um, mas eles têm que trabalhar pra gente, não pra eles!’.

ÁGUA: GRATUITA. PROMOCIONAL. DA SABESP.

O trajeto de pouco mais de 5 quilômetros até Congonhas vai chegando ao fim e caixas com água mineral surgem na pista. ‘Tem água de graça aí’, anuncia o trio elétrico. Os copinhos d’água têm um símbolo da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – e os dizeres ‘Distribuição gratuita. Material promocional’. Raro em manifestações.

Além da distribuição gratuita da água ‘promocional’ da Sabesp, outras novidades na passeata do ‘Cansei’ foram, basicamente, as pessoas que dela participaram. Muitas sem qualquer experiência em passeatas. Ao celular, uma senhora usando casaco de pele tinha dificuldade para explicar a alguém onde estava: ‘Eu tou na passeata. É, passeata. Pas-se-a-ta’.

ORAÇÃO, HINO E TURBINAS

Finalmente, a marcha chega aos escombros do prédio da TAM Express em Congonhas. Os parentes de vítimas do acidente tomam definitivamente a frente do protesto. Alguns se abraçam e choram. Outros, gritam e gesticulam: ‘Acorda, Brasil’, ‘Chega’. Um Boeing da Gol passa sobre o protesto, pousando.

Findo o barulho das turbinas do Boeing, flores começam a ser jogadas na direção do prédio. Um Pai-Nosso rezado. Um minuto de silêncio. Seu Jorge puxa o Hino Nacional. Ao fundo, um A320 da TAM começa a taxiar. O barulho das turbinas quando a aeronave toma velocidade quase abafa o hino. Quase.

NO CAFÉ, ‘TEMOS QUE DESMASCARAR ESSA GENTE’

Terminado o protesto, muitos se refugiaram do frio no saguão do aeroporto de Congonhas. No ‘Black Coffee’, lanchonete em frente ao Check In da Gol, café puro a R$ 2,20 e conversas ainda sobre o protesto:

– Voltamos à censura?

– Nós temos que desmascarar essa gente…

– Você viu que só a GloboNews estava aí? A tevê aberta tá boicotando.

– Não reparei.

– É. Eles tão boicotando porque o governo faz os favores pra eles.

Em tempo: estiveram na cobertura da passeata SBT, Globo, Record, RedeTV! e Bandeirantes.’

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Veja

Terra Magazine

Comunique-se

Último Segundo