Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº969

JORNAL DE DEBATES > PARÁ

UFPA realiza seminário sobre história do rádio

Por Marcos Corrêa em 30/10/2007 na edição 457

Quase 80 anos de história, décadas de sucesso e muitas mudanças diante das novas tecnologias, assim é a trajetória do rádio no Pará. Com o objetivo de lembrar um pouco dos fatos marcantes desse veículo e discutir sobre as tendências do rádio na era digital, a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o Seminário ‘O Pará nas Ondas do Rádio’. O evento acontecerá no Cine Olympia nos dias 29 e 30 de novembro.


Serão oito mesas temáticas com personalidades que fizeram parte da história do rádio no Pará e pesquisadores e radialistas de outros Estados. Nas mesas serão debatidos temas como rádios universitárias, rádio digital e a história do rádio paraense.


Entre os pesquisadores externos convidados estão os professores Pedro Vaz, da Rádio Universitária Casper Líbero, de São Paulo; Gustavo Lopes, da Rádio Web Uninter, de Curitiba, e a Professora Nélia Del Bianco, da Universidade de Brasilia (Unb).


O Seminário conta ainda com a participação de Antônio Carlos, que há anos atua em rádios comunitárias, já foi presidente do Sindicato dos Radialistas do Pará e atualmente é diretor da Rádio Cultura FM. Participarão ainda representantes de rádios de Castanhal, Marabá e Oriximiná. ‘A participação de profissionais de outras cidades do Pará, além da capital (Belém), torna o debate mais diversificado, apontando para especificidades locais’, afirma a professora da Faculdade de Comunicação da UFPA, Luciana Miranda Costa, coordenadora do projeto ‘Universidade no Ar: ensino, pesquisa e extensão com as ondas do rádio’ (PROINT/UFPA), que deu origem ao seminário.


Durante o seminário será lançado também um site com o resultado de mais de 10 anos de pesquisas sobre rádio sob a coordenação da Professora Luciana Costa e com a colaboração dos alunos de radiojornalismo da UFPA. No site poderão ser baixados os arquivos de texto e de áudio que compõem a pesquisa. ‘O intuito é ter um banco de dados que seja um instrumento pedagógico para os pesquisadores da área ou pra qualquer pessoa interessada em rádio’, conclui Luciana Costa.


A pesquisa da Faculdade de Comunicação da UFPA dará também origem ao livro ‘O Pará nas Ondas do Rádio’, que será lançado no primeiro semestre de 2008.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem