Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Último Segundo

RIO 2007
Alberto Dines

Variações em torno do Pan, 13/7/07

‘Competição pan-helênica, as olimpíadas alongaram-se por mil anos num gigantesco esforço para reunir as cidades-estado da Grécia num tributo aos deuses e glorificação do corpo humano. Consideradas como orgias pelo imperador romano Teodosius foram extintas em 393 d.C.

Evento turístico e desportivo, a Olimpíada pan-americana iniciada nesta sexta-feira, é um dos derradeiros resquícios do sonho da unidade do Novo Mundo. Comédia de erros, sucessão de mal-entendidos: o genovês Cristóvão Colombo pretendia simplesmente chegar à Índia pelo ocidente, nada além disso. Já os reis de Espanha e Portugal estavam mais interessados nos tesouros daquelas terras recentemente descobertas e as dividiram através do Tratado de Tordesilhas.

O florentino Américo Vespúcio percebeu ali um mundo diferenciado que por malícia ou acaso recebeu o seu nome — um dos primeiros casos de apropriação indevida de uma marca.

Em 1823, o presidente James Monroe propôs ao Senado americano uma doutrina para barrar a recolonização da América Latina pretendida pela reacionaríssima Santa Aliança européia. Queria proteger o movimento libertário e liberal iniciado na América Latina em 1810 e acabou passando à história como pai do imperialismo ianque.

A raiz grega pân-pantós que tem o sentido de unidade-totalidade e deveria inspirar um festival de solidariedade continental acontece diante de um pan-americanismo em frangalhos. Hugo Chávez que consegue politizar até o guarda-roupa fez uma boa ação ao oferecer seus petrodólares à delegação cubana para diminuir a presença norte-americana no podium.

O mesmo Chávez também deixou suas impressões digitais na tabelinha ensaiada pelos dois acólitos: enquanto o presidente Rafael Corrêa cria uma comissão para investigar os negócios da Petrobrás no Equador, seu colega boliviano Evo Morales envia uma carta ao governo brasileiro cobrando explicações a respeito das duas hidrelétricas no Rio Madeira, cuja construção foi finalmente aprovada.

Chile e Argentina congelam diante de um apagão elétrico capaz de tornar o Cone Sul um picolé fatal, mas Chávez condiciona o gasoduto continental à criação de um banco sul-americano que, evidentemente, pretende comandar. Evo Morales tem gás de sobra e o Chile energia de menos, bate os dentes, mas o nosso Itamaraty não tem tempo para mediar as pendências triangulares (que incluem o Peru) e assim permitir um corredor boliviano até o Pacífico que, entre outras coisas, acabará com uma secular beligerância.

O Pan no Rio de Janeiro permitiu uma insólita parceria entre a prefeitura da cidade (nas mãos dos democratas, oposição), o governo do Estado (PMDB da situação) e o governo central. Este pan+teísmo partidário, à primeira vista construtivo, corre o risco de converter-se em pan+acéia oportunista se não for adotado como paradigma das políticas públicas em todas as esferas, regiões e não apenas no esporte.

A flauta de Pan, deus-pastor que, segundo a lenda, promove a harmonia pode causar pân+ico quando mal tocada ou desafinada. Pan+demônio é palavra inventada por Milton em ‘Paraíso Perdido’ para designar o palácio de Satã, sinônimo de balbúrdia.

A ministra Dilma Roussef deveria ter pensado na confusão mental que causaria ao proclamar que o país ‘não é um mar de lama’ referindo-se à sucessão de denúncias que envergonha mesmo os insensíveis. O governo não tem o direito de encastelar-se numa ilha da fantasia. O espetáculo oferecido no Senado da República não é senão uma amostra da ruína moral daquele que deveria ser nosso pan+teão de luminares.

O Pan pode transformar-se num pan+egírico à nossa capacidade de improvisar, criar e vencer desafios. Ou numa pan+demia de frustrações.’

DIREITO AUTORAL
Último Segundo

Google será ‘agressivo’ em processo da Viacom contra o ‘YouTube’, 13/7/07

‘San Francisco, 13 jul (EFE).- O presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, disse hoje que agirá de forma agressiva na disputa iniciada pela Viacom, que acusa a gigante da internet de infringir os direitos de propriedade intelectual com seu site de vídeos online ‘YouTube’.

Schmidt disse que a Viacom, proprietária da MTV Networks e a Paramount, entre outros, foi criada a ‘partir de litígios legais’.

Em reunião com a imprensa na quinta-feira à noite em Sun Valley (Idaho), onde acontece o 25º encontro anual Allen & Co., que reúne gigantes da imprensa e a tecnologia, o executivo disse que o Google seguiu a lei de propriedade intelectual, que requer que se retirem os clipes em questão no momento em que é notificado.

A Viacom processou o Google em março sob o argumento de que a gigante da internet coloca a disposição dos usuários do ‘YouTube’ milhares de clipes de programas televisivos de sua propriedade.’

USO DE IMAGEM
Último Segundo

Fotógrafo francês abre processo por uso abusivo de imagem da princesa Diana, 17/7/07

‘Um fotógrafo francês abriu um processo por uso abusivo de uma foto da princesa Diana, que ele tirou depois de sua morte no acidente de carro ocorrido em agosto de 1997, em Paris, informou neste sábado o advogado do paparazzo, Jean Louis Pelletier ao jornal Le Parisien.

Consultada pela AFP, a promotoria não pôde confirmar a ação judicial.

A fotografia, que mostra Diana na parte traseira do veículo enquanto recebe os primeiros socorros, foi comercializada imediatamente após o acidente.

No entanto, o autor optou por proibir sua venda e utilização.

A foto foi mostrada em várias matérias, como num documentário do canal britânica Channel 4, na CBS e num livro de investigação de um jornalista francês.

‘Hoje podemos provar que a fotografia pertence a Fabrice Chassery’, assegurou Pelletier. ‘Há pessoas que usam esta foto de maneira fraudulenta’, acrescentou.’

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo – 1

Folha de S. Paulo – 2

O Estado de S. Paulo – 1

O Estado de S. Paulo – 2

Agência Carta Maior

Veja

Comunique-se

Último Segundo

Terra Magazine

BBC Brasil