Friday, 26 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

Uma semana no Afeganistão

Nic Robertson, correspondente da CNN no Afeganistão, foi o grande destaque da cobertura noticiosa americana aos ataques terroristas ocorridos em 11 de setembro. O correspondente, que trabalha na sucursal de Londres da emissora, foi o único jornalista americano a noticiar do campo inimigo. As imagens de Cabul, capital afegã, e de Kandahar, em videofone, a que se assistiu no dia dos ataques, foram exclusivas da CNN.

Apesar de já haver se retirado de Cabul após receber aviso do Taleban de que ‘não teria sua segurança garantida’ pelo grupo, Robertson deixou uma lembrança pessoal da semana mais intensa de sua vida. No sítio da CNN, é possível acompanhar o diário do jornalista durante uma semana, começando pelo próprio dia 11.

Cada reportagem e adversidade encontrada foram documentados pelo correspondente, que abandonou o país contra vontade, sabendo que estaria deixando para trás ‘uma história e tanto a ser contada’.

Complementando a página, há vídeos das transmissões de Robertson para a CNN. Ao pé do texto, uma nota emocionada do jornalista, esclarecendo que sentiu falta da família e que só insistiu para ficar no Afeganistão porque percebeu que ainda não havia riscos de morte. ‘Nenhuma reportagem valeria minha vida’, diz. Em inglês.