Domingo, 19 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

JORNAL DE DEBATES > PERIGO PUBLICITÁRIO

Volkswagen retira do ar peça sobre suicídio

16/02/2007 na edição 420

A Volkswagen retirou do ar nos EUA um anúncio que mostrava um homem perturbado na beira de um prédio alto depois de receber reclamações de grupos de prevenção a suicídio preocupados com a mensagem que a peça poderia passar ao público. No anúncio, que começou a ser exibido na segunda-feira (12/2) na televisão americana, o homem decide não pular do edifício depois de saber que a Volkswagen oferece três veículos por menos de US$ 17 mil.


A companhia afirmou que, enquanto o anúncio tinha a intenção de passar ‘otimismo’, era possível que pessoas estivessem suscetíveis a ler a mensagem de outra maneira, e por isso as exibições da peça seriam canceladas. A Volkswagen não chegou a receber reclamações de consumidores ou vendedores de carros, afirmou o porta-voz da companhia, Keith Price, mas recebeu cartas de organizações de prevenção ao suicídio.


Banalização


Esta não foi a primeira vez – e em pouco tempo – que uma empresa de automóveis se viu envolvida em polêmica por causa de uma campanha publicitária. Na semana passada, a General Motors afirmou que iria editar um comercial que mostra um robô obcecado por qualidade pulando de uma ponte depois de fazer besteira no trabalho.


Jerry Reed, diretor-executivo da rede de prevenção Suicide Prevention Action Network USA, afirmou que a organização apreciava a ‘disposição da Wolkswagen em ouvir e responder às preocupações ligadas ao anúncio’. Em uma carta ao CEO da empresa, Frank Witter, no início da semana, Reed pedia que a peça fosse cancelada antes que tivesse um efeito negativo na imagem corporativa da Wolkswagen e banalizasse um sério problema de saúde pública. Informações de Ken Thomas [AP, 15/2/07].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem