Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

O Atlas da Notícia em 2018

A publicação deste levantamento sobre veículos de radiodifusão marca a primeira fase do projeto Atlas da Notícia em 2018. A segunda fase, com a atualização dos dados publicados em novembro de 2017, está prevista para novembro.

A segunda edição do Atlas da Notícia prevê a atualização e expansão da base de dados estatísticos coletados inicialmente em 2017. Publicados pelo Observatório da Imprensa, todos os dados e análises são abertos ao público.

O Atlas da Notícia é realizado pelo PROJOR – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo em parceria com o Volt Data Lab, responsável pela pesquisa, análise e visualização dos dados. O Volt é dirigido pelo jornalista de dados Sérgio Spagnuolo.

Em 2018, o projeto prevê também a publicação de uma série de cinco artigos transmídia sobre a imprensa local brasileira, a serem produzidos pela repórter Elvira Lobato e a vídeo-repórter Ana Terra Athayde.

Ambas visitarão os chamados “desertos de notícias”, cidades que não dispõem de veículos jornalísticos e também cidades em que a imprensa local enfrenta desafios na cobertura de temas de interesse público. Lobato e Athayde também cobrirão municípios que sediam experiências jornalísticas inovadoras em meio à chamada disrupção digital.

A atualização estatística do banco de dados do Atlas prevê também uma segunda campanha de crowdsourcing e a formação de uma rede de pesquisadores nas cinco regiões brasileiras para auxiliar o trabalho do Volt Data Lab na identificação e verificação de veículos jornalísticos.

“A segunda edição do Atlas da Notícia apresenta o desafio de iniciarmos a consolidação anual do mapeamento do jornalismo local brasileiro,” diz Angela Pimenta, presidente do PROJOR. “A primeira edição de 2017 contou com dados fornecidos pela Secretaria Especial Comunicação da Presidência da República, Secom, através da Lei de Acesso à Informação. Uma vez que estes dados não têm sido atualizados, o novo levantamento será integralmente feito pela equipe do Atlas e voluntários da campanha de crowdsourcing.”

O projeto é financiado pelo Facebook Brasil e conta com o apoio institucional da Abraji, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

O Atlas da Notícia se inspira no projeto America’s Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review.