Terça-feira, 18 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1004
Menu

MARCHA DO TEMPO > PRETO NO BRANCO

O jornal, este quatrocentão

12/07/2005 na edição 337

Acontece até dezembro, no Museu Gutenberg, em Mainz, na Alemanha, a exposição Schwarz auf Weiß. 400 Jahre Zeitung – ein Medium macht Geschichte (Preto no branco, 400 Anos de Jornal – um Meio que Faz História). Ela foi inaugurada esta semana por ocasião do aniversário da primeira edição do primeiro jornal impresso de que se tem notícia, descoberto nos anos 80, em Estrasburgo, pelo historiador por Jean Pierre Kintz. Este informativo periódico, intitulado Relation, era editado em alemão por um certo Johann Carolus. Clientes ricos pagavam pelo jornal, que era compilado com informações de correspondentes pagos. Inicialmente, ele produzia as cópias à mão, mas, em 1604, comprou uma impressora da viúva de um famoso gráfico local.

Carolus logo se deu conta de que poderia ganhar mais dinheiro se diminuísse o preço de seu jornal, ampliando a tiragem. O negócio deu tão certo que em já em outubro de 1605, o ‘editor’ pediu ajuda à prefeitura de Estrasburgo, que então fazia parte do império alemão, para que impedisse a circulação de ‘cópias feitas em outras impressoras’ – talvez o primórdio das disputas por direito autoral.

A exposição de Mainz tenta fazer um panorama da evolução do jornalismo desde então até a era das telecomunicações. Para se adequar ao contexto, seu catálogo é impresso diante dos visitantes numa antiga prensa manual. Paralelamente, se realizará um ciclo de palestras que vai até o fim do ano.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem