Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

MEMóRIA > MARIO MAZZEI GUIMARÃES (1914-2012)

Morre ex-editor da Folha

Por FSP em 18/12/2012 na edição 725
Reproduzido da Folha de S.Paulo, 13/12/2012; título original “Morre o jornalista Mario Mazzei Guimarães, ex-editor da Folha”

Morreu na quarta-feira (12/12), aos 98 anos, o jornalista Mario Mazzei Guimarães, que atuou em vários veículos da imprensa brasileira, entre eles a Folha.

No jornal, onde trabalhou como repórter, editor e redator-chefe, foi o autor, em 1959, da série de 16 reportagens “Um rio desafia o Brasil”.

O desafio de, na época, atravessar o rio São Francisco de ponta a ponta lhe garantiu o Prêmio Esso de Jornalismo, o principal do gênero no país.

Advogado de formação, começou no jornalismo nos anos 1930, em Barretos (SP) -e já na área do agronegócio, na qual se consagrou. Em São Paulo, ingressou em 1946 na Folha, onde ficou até 1962. Foi redator-chefe de 1953 a 1959.

Assinou uma coluna de temas políticos e econômicos com o pseudônimo de Pedro Leite, que inicialmente se chamava “O Sal de Sete Dias”, pois era semanal, e, ao tornar-se diária, “O Sal de Cada Dia”.

Em depoimento a Ana Estela de Sousa Pinto, editora de “Mercado”, para o livro Folha Explica Folha (Publifolha), falou dos desafios da profissão, sobretudo nos anos 1950.

Nessa época, disse, a Folha era um jornal “que fazia mal aos doentes do coração”, por abordar grandes problemas do país, como a educação.

“Ele foi redator-chefe em um momento muito importante, quando o jornal deixou de ser uma publicação paulista e se tornou nacional”, conta o jornalista José Hamilton Ribeiro, que o teve como chefe.

Mazzei publicou ainda o livro Memórias da Roça – Gente que Fez História.

Morreu em decorrência de deficiência respiratória e complicações de Alzheimer. Deixa a mulher, Hilda, 96, com quem estava havia mais de oito décadas, os filhos Renato, Ana Maria e Hilda Maria, quatro netas e duas bisnetas.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem