Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

MEMóRIA >

As veias permanecem abertas

Por Rafael de Sousa Vargas em 15/04/2015 na edição 846

Eduardo, é difícil ser latino-americano e amanhecer sabendo da tua ausência. Pelo menos de tua vida falada. Foste para o jornalismo um bastião crítico, um ânimo de coragem frente às injustiças. Colocas-te o dedo em muitas feridas. Assumiste para milhões deste continente tão esfoliado um movimento de luz, uma esperança acesa atrás do concreto armado das ditaduras.

Eduardo, como fazes falta! Jornalismo de contraponto, de ruptura, de colher os frutos da terra e adoçá-los com teu conhecimento dos cantos dos Homens, de seus mitos ritos, para depois servi-los a nós tão frescos. Tu bem sabes, estamos tão idiotizados, meu amigo, tão imbecilizados com certas inutilidades, que não valem uma lauda do Livro dos Abraços, uma aventura da Memória do Fogo! Passaste na hora certa. Este mundo não merece mais tua beleza. Em outro planeta menos medroso e casto, quem sabe te abracem efusivamente, sem medo das tuas palavras, que só estiveram a serviço da fantasia, da criatividade e da libertação.

Uma escrita inquietante, viva, pulsante e provocadora de incêndios, só poderia mesmo é pedir a conta e se mandar – e deixar-nos aqui com a fatura neste Ártico mundial. Eu sei, eu sei. Isto tudo é demais para este mundo com a imaginação castrada e de sonhos monetários. Tu deves estar ótimo aí onde estiveres. Mas o problema é pra quem fica… e, depois de passarmos por ti, suportar toda esta literatura de superfície, que agora virou canônica em todos os lugares!?

Correrá tudo sem ti? Decerto correrá. Os rios sempre correm. Ora mais cheios. Ora mais secos.

Um brinde ao jornalismo e à literatura, que no teu viver sempre foram um bálsamo exalado pela tua escrita.

***

Rafael de Sousa Vargas é jornalista e membro da Fenaj

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem