Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1024
Menu

MEMóRIA >

Memória e inquietação na segunda edição de Repórter

Por Carlos Castilho em 25/08/2015 na edição 865

Memória e inquietação no jornalismo são as preocupações centrais da segunda edição de Repórter, um evento organizado por Eliane Brum para documentar a experiência de grandes repórteres brasileiros e disponibilizar o material pela internet, visando incentivar uma reflexão coletiva sobre as mudanças em curso na imprensa nacional.

O projeto, iniciado em 2011 e patrocinado pelo banco Itaú, se propõe também a explorar alternativas para um modelo de negócios em crise e a busca de novas narrativas jornalísticas capazes de atender à complexidade e alteridade inerentes a uma reportagem.

A segunda edição de Repórter acontecerá no dia 2 de setembro, em São Paulo, e terá como abertura uma conversa como o repórter paraense Lúcio Flávio Pinto, criador e editor do Jornal Pessoal, além de colaborador do Observatório da Imprensa. O Jornal Pessoal, editado há 28 anos, em Belém, Pará, tem uma tiragem quinzenal de dois mil exemplares, com 16 páginas e a um custo unitário de cinco reais, nas bancas e livrarias. A publicação, que não tem anunciantes, é a principal referência alternativa para notícias sobre a Amazônia, o que já lhe valeu 33 processos judiciais e vários prêmios nacionais e internacionais.

Após a conversa com Lúcio Flavio, haverá um painel de cinco jornalistas que debaterão suas experiências sobre novas narrativas neste período de transição do jornalismo para a era digital. Os participantes do painel serão os jornalistas Bruno Paes Manso, Laura Capriglione, Bruno Torturra, Kátia Brasil e Rene Silva.

Na parte final desta edição de Repórter, será a vez de José Hamilton Ribeiro , hoje com 80 anos, contar as suas experiências de 60 anos de exercício do jornalismo. José Hamilton, que ainda está em atividade plena como repórter do programa Globo Rural, será entrevistado pelos seus colegas de profissão Audálio Dantas, Clóvis Rossi, Lúcio Flávio e Ricardo Kotscho.

O evento terá lugar no auditório Itaú Cultural e é aberto ao público, mas há necessidade de retirada prévia de senhas, com antecedência de 30 minutos. Haverá transmissão ao vivo pela internet. Mais detalhes aqui .

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem