Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1005
Menu

MEMóRIA > CLÁUDIO LYSIAS, 1947-2005

Menino do Sol

Por Depoimento de Ana Arruda Callado em 08/02/2005 na edição 315

Morreu na semana passada o jornalista Cláudio Lysias Tamanqueira Regis, diretor executivo do Jornal da Comunidade, em Brasília. Vítima de câncer no pulmão, ele estava internado há um mês. Cláudio tinha 58 anos e, durante sua carreira, trabalhou na revista O Cruzeiro e nos jornais Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil, entre outros veículos. Na ditadura militar, fez parte da equipe do jornal O Sol, onde trabalhou com a jornalista e escritora Ana Arruda Callado. Nas palavras dela:

Cláudio era um dos ‘meninos’ de O Sol. Como chefe de redação, eu tinha uma relação quase maternal com aqueles estudantes que queriam aprender na prática, fazendo jornal de verdade, que saía às bancas todos os dias. Cláudio era dos melhores. Sério, aplicado, solidário – porque no Sol não era só a competência técnica que contava; valorizávamos muito o caráter.

Quando o jornal acabou, mesmo não estando mais trabalhando juntos, mantivemos o contato. Cada encontro era uma festa. O carinho dele por mim e pelos outros editores, particularmente por Reinaldo Jardim, o guru de todos nós, manifestava-se a cada eventual contato. Ele fez uma bela carreira; nunca deixou de ser um menino de O Sol. É como o vejo hoje; é como vou lembrar sempre dele.

Ana Arruda Callado

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem