Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

MEMóRIA > Mudança de datas

Prêmio Comunique-se 2019 será dedicado a Ricardo Boechat

Por Equipe do Observatório da Imprensa em 26/02/2019 na edição 1026

Ricardo Boechat recebendo prêmio. (Foto: Grupo Comunique-se/ Divulgação.)

A 17ª edição do Prêmio Comunique-se vai homenagear o jornalista e apresentador Ricardo Boechat, falecido no último dia 11, em acidente de helicóptero na rodovia Anhanguera, na Grande São Paulo, ao lado do piloto Ronaldo Quattrucci. Maior vencedor da história da premiação, com 18 troféus conquistados entre 2006 e 2018, Boechat foi o único jornalista do País a figurar como “Mestre do Jornalismo” em quatro categorias do “Oscar da Comunicação”: “Âncora de Rádio”, “Âncora de TV”, “Colunista de Notícia” e “Nacional – Mídia Falada”. A homenagem vai reconhecer o legado, a trajetória e a contribuição do profissional ao jornalismo e ao País. O Prêmio Comunique-se 2019 será realizado no dia 05 de novembro, em São Paulo, e pretende agraciar os 27 maiores nomes da comunicação brasileira em 12 categorias.

Ricardo Boechat. (Foto: Grupo Comunique-se / Divulgação.)

Apresentador do Jornal da Band, da rádio BandNews FM e colunista da revista IstoÉ, Ricardo Boechat atuou em alguns dos principais veículos do País. Nativo da mídia escrita, escreveu para jornais como O Globo, O Dia e O Estado de S.Paulo. Ao longo da trajetória também conquistou evidência no rádio e na televisão. Nos últimos anos, o jornalista ainda chamou a atenção nas mídias sociais: somente no Facebook, Boechat era seguido por 1,4 milhão de pessoas na fanpage que leva o seu nome. Modesto, em entrevista ao Comunique-se em 2013, Ricardo Boechat admitiu que não se via não um mestre, mas como um eterno aprendiz no jornalismo.

Novidades e temática

O Prêmio Comunique-se 2019 tem nova data. A partir desse ano será realizado em novembro e não em setembro como costumava ser. A ideia dos organizadores é ter mais tempo para avaliar o trabalho dos profissionais durante o ano inteiro e não apenas na metade dele. O cronograma de atividades foi todo alterado: do lançamento oficial, às etapas de votação, apuração e divulgação dos indicados, finalistas e vencedores de cada categoria.

A segunda mudança é na categoria de “Âncora/Apresentador”, que neste ano passa a contemplar também apresentadores de talk shows, conteúdos opinativos, atrações de auditório e variedades, tanto de alcance nacional como regional, em emissoras de TV aberta ou em veículos pagos. Outra novidade é na categoria “Digital” (antiga Blog/Tecnologia), que, agora, inclui a subcategoria “Jornalista Influenciador Digital”, voltada a sites de notícias ou de análises de fatos criados por jornalistas. Por fim, a última inovação será em “Correspondente Internacional”, que neste ano passa a fazer parte da categoria “Repórter”.

Votação

Como ocorre todos os anos, o início da temporada de votação do Prêmio Comunique-se 2019 vai acontecer em 16 de julho. Desse dia até o fim da noite de 04 de agosto, internautas do Brasil e do mundo assumem os postos de jurados. Os votos do público fecharão as listas dos 10 indicados de cada uma das categorias e subcategorias. A votação do Prêmio Comunique-se 2018 será reservada a usuários cadastrados no Portal Comunique-se. A participação poderá ser feita por meio de login com base nos dados registrados no site ou por meio do botão de integração com o Facebook. Confira o regulamento.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem