Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Maior parte do público não confia nos tabloides

O escândalo dos grampos telefônicos no News of the World parece ter prejudicado – ainda mais – a credibilidade dos tabloides britânicos. Segundo uma pesquisa da empresa global de relações públicas Edelman, quase 70% do público no Reino Unido não confia em títulos como Daily Star, Daily Mirror e The Sun. O Estudo Anual de Confiança da Edelman (Edelman Trust Barometer) é uma pesquisa que mede a confiança dos britânicos em instituições como o governo e as ONGs.

Esta é a primeira vez que a empresa perguntou a uma mostra representativa de adultos do Reino Unido sobre o quanto eles confiam na mídia, portanto não é possível fazer comparações com outros anos. Foram entrevistados 2,1 mil adultos em janeiro. Segundo Ed Williams, executivo-chefe da Edelman Reino Unido, a pesquisa mostra uma separação clara entre rádio, TV e jornais tradicionais, considerados veículos sérios, e mídias sociais e tabloides, do outro lado da escala.

Apenas 14% do grupo de 2,1 mil adultos confiam nos tabloides – que ainda ficaram atrás de redes sociais como Twitter e Facebook. O estudo sugere que emissoras como BBC e Sky News estejam entre as organizações de mídia mais confiáveis (com 58% de aprovação), à frente de jornais tradicionais como o The Guardian e o Daily Telegraph (com 47%) e de “fontes de notícias online”, como o site Huffington Post (39%). Informações de Josh Halliday [The Guardian, 24/1/12].