Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Criadora do HuffPost amplia espaço na AOL

Um ano após ter sido comprado pela AOL, o site Huffington Post tornou-se uma fonte de renovação para a empresa, que tenta mudar sua velha imagem de provedor de internet discada. Agora, no que Arianna Huffington classifica como um movimento para manter acelerado o crescimento do site, ela ganhou diversas funções executivas na AOL. O objetivo é ajudar o Huffington Post a “manter o espírito inovador de uma start-up”. Unidades de tecnologia, desenvolvimento de negócios, marketing e comunicação, que até o ano passado estavam sob os cuidados de executivos da AOL, passarão a se reportar a Arianna. A unidade de vendas publicitárias continuará, no momento, na AOL.

As mudanças permitirão que o Huffington Post acrescente seções e produtos mais rapidamente e também dão à fundadora do site mais autoridade dentro da empresa; ela é hoje presidente e executiva-chefe do Huffington Post Media Group. Arianna continuará a se reportar a Tim Armstrong, executivo-chefe da AOL, cujo contrato foi, recentemente, ampliado até 2016. A reorganização foi aprovada por Armstrong e o comitê executivo da AOL.

Enquanto o número total de visitantes no portal da AOL diminuiu levemente desde que o processo de aquisição chegou ao fim, o de visitantes do Huffington Post Media Group (combinação do Huffington Post com alguns sites da AOL) subiu, segundo análise da comScore. É um sinal do quão significativa é a ajuda do tráfego do Huffington Post para a AOL.

Novidades

Nesta nova fase, Arianna trouxe para perto dela Lauren Kapp, que era vice-presidente sênior da NBC News, para administrar as áreas de estratégia global, marketing e comunicação. No ano passado, o site lançou quatro edições internacionais – no Canadá, incluindo uma edição francesa em Quebec, Reino Unido e França – e anunciou planos para duas outras, na Espanha e na Itália. Também foram acrescentadas dezenas de novas seções e páginas voltadas ao público negro e latino nos EUA.

O Huffington Post lançará, em junho, uma rede de vídeo streaming com 12 horas de programação diária ao vivo. Tim O’Brien, ex-editor do New York Times, que é agora editor-executivo do Huffington Post, foi encarregado de um aplicativo, em estágio de protótipo, que será semanal e terá destaques do site.

Questionada se existe o plano de tornar o Huffington Post completamente independente de novo, separado da AOL, Arianna garantiu que não. “A AOL tem sido extraordinária para o Huffington Post. Nós não poderíamos ter o crescimento que tivemos sem sua ajuda”, completou. Informações de Brian Stelter [The New York Times, 4/4/12].