Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > IRAQUE

Órgão regulatório ordena fechamento de 44 veículos de mídia

26/06/2012 na edição 700
Tradução e edição: Leticia Nunes

A Comissão de Comunicação e Mídia do Iraque ordenou o fechamento de 44 veículos de mídia no país, incluindo a BBC e o Voice of America, por conta de irregularidades em licenças de transmissão. Segundo a agência de notícias Reuters, a informação vem de fontes ligadas ao órgão regulatório.

Uma das fontes afirmou à agência que a ordem não tem nenhuma relação com o modo como os veículos vêm cobrindo os conflitos sectários no Iraque, e sim ao fato de eles não terem pagado suas licenças de funcionamento. As principais facções políticas iraquianas estão em crise desde dezembro passado, com opositores sunitas, curdos e rivais xiitas acusando o primeiro-ministro Nouri al-Maliki (que é xiita) de tentar se consolidar no poder às custas deles.

Entre os canais locais estão os privados Sharqiya e Baghdadia, além da Radio Sawa, financiada pelos EUA. Todos os veículos teriam recebido cartas de alerta. Curiosamente, alguns deles não operam mais no Iraque.

Questões técnicas, implicações políticas

Em declaração, a BBC afirmou que está negociando a renovação da licença com as autoridades iraquianas. Segundo a rede britânica, o problema ainda não foi resolvido por conta de questões técnicas. “No momento, os jornalistas da BBC em Bagdá não estão tendo nenhum problema em reportar do país, e é importante que a BBC e outras organizações de notícias internacionais possam operar livremente e levar notícias independentes e imparciais ao público da região”.

“Isso é completamente errado”, afirmou Ziyad al-Ajili, diretor da ONG iraquiana Observatório da Liberdade Jornalística, ressaltando que o país passa por um momento de incerteza política. “Sabemos que a decisão não é política, mas terá definitivamente implicações políticas no governo e na reputação do Iraque como um país livre”. Informações da Reuters [24/6/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem