Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Livro examina um dia na vida de jornalistas

Um dia na vida de centenas de jornalistas espalhados pelo mundo. O projeto, batizado de 24 hours in journalism(24 horas no jornalismo), virou livro com o cruzamento das experiências de editores, repórteres, fotógrafos, correspondentes e colunistas nos mais diferentes veículos de comunicação no dia 8 de fevereiro de 2012.

“O resultado é uma jornada global pelo amor, guerra, fama, bombardeios, vergonha, sexo, futebol, lágrimas e Hollywood – em outras palavras, um dia comum de notícias”, resume o jornalista John Dale, editor do Press Gazette e autor do livro, que inclui relatos de profissionais de lugares como Londres, Los Angeles, Cabul, Xangai e Sydney.

Dale acredita que o projeto identifica o jornalismo como um “superpoder global” e afirma que o título de “jornalista” deveria ser visto como uma medalha de honra. “Nós deveríamos usá-la com orgulho”, ressalta. Por enquanto, o livro, em inglês, está disponível como e-book, mas também será lançado em papel. Informações de Roy Greenslade [Guardian.co.uk, 16/7/12].