Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > TV NOS EUA

Pesquisa mapeia eventos mais marcantes dos últimos 50 anos

24/07/2012 na edição 704
Tradução: Larriza Thurler (edição de Leticia Nunes)

Os momentos de maior impacto na TV americana nos últimos 50 anos foram os ataques do 11/9, o furacão Katrina, o veredicto de O.J. Simpson, o desastre da aeronave espacial Challenger em 1986 e a morte do terrorista Osama bin Laden, revelou um estudo feito em parceria pela Nielsen e a Sony Eletronics. “Tentamos medir a percepção [do público]. O mais significativo na TV não foram os eventos, mas os momentos compartilhados com as pessoas, que trazem memórias emocionais, como assistir a um jogo de baseball ou à Olimpíada juntos”, analisou Paul Lindstrom, vice-presidente da Nielsen.

O estudo entrevistou ao todo 12 mil pessoas online ao longo de três dias em fevereiro, resultando em 1.077 pesquisas completas. Os participantes receberam uma lista de escolhas selecionadas por especialistas da mídia que iam de cobertura de notícias, como o assassinato do presidente John F. Kennedy, em 1963, a conteúdo de cultura popular, como os episódios finais dos seriados Friends, Seinfeld e Cheers.

Itens noticiosos que ultrapassaram gerações foram as experiências mais influentes na TV e as matérias de natureza pública ou de relevância ampla também repercutiram bem entre os telespectadores. Dentre os dez assuntos de maior impacto na TV estão o funeral da princesa Diana; o massacre da escola em Columbine, no Colorado; o derramamento de petróleo da BP no Golfo do México; o terremoto de 2011 no Japão; e a famosa perseguição de carro da estrela do futebol americano O.J. Simpson. “O que é interessante para mim não é o que está na lista, mas o que não está”, disse Brian Siegel, vice-presidente da Sony Electronics. “Não tivemos entretenimento – como Super Bowl, episódio final de Friends. Apenas notícias e eventos. Memórias que são onipresentes para todos nós”, comentou. Informações de Courtney Garcia [Reuters, 11/7/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem