Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > CONTEÚDO INTERATIVO

Projeto americano cria plataforma para contar histórias na web

31/07/2012 na edição 705
Tradução e edição: Leticia Nunes

Vencedor do prêmio Knight News Challenge, da Fundação John S. & James L. Knight, no ano passado, o Projeto Tiziano lançou uma nova plataforma para jornalistas e documentaristas contarem suas histórias. Batizada de StoriesFrom, ela fornece um pacote para a produção de matérias online multimídia – com ferramentas encontradas na internet – e torna possível que qualquer pessoa, profissional ou amadora, independente da experiência, produza conteúdo interativo.

O Projeto Tiziano foi criado em 2007 por ex-alunos da Escola de Comunicação e Jornalismo Annenberg da Universidade do Sul da Califórnia com o objetivo de fornecer a comunidades em conflito e regiões com pouca cobertura jornalística equipamentos e treinamento para que seus membros possam reportar suas histórias.

O StoriesFrom foi inspirado em um projeto feito há dois anos sobre o Curdistão, que unia relatos de civis iraquianos com imagens de fotógrafos profissionais. “A ideia foi pegar o projeto do Curdistão que fizemos em 2010 e construir uma plataforma que permitisse que pessoas e organizações criassem estas experiências documentais imersivas”, afirma o diretor-executivo do Tiziano, Jon Vidar.

Parcerias

O projeto foi financiado pelos 200 mil dólares do prêmio recebido da Fundação Knight no ano passado. A ideia do grupo era basicamente criar uma plataforma que facilitasse a maneira de contar histórias na internet – que de outro modo passariam em branco. Desta forma, ela pode ser usada tanto por jornalistas profissionais quanto por professores e para a produção de vídeos amadores.

O primeiro ponto é que o StoriesFrom permite a união de conteúdo de diferentes lugares na rede, como vídeos do YouTube e fotos do Flickr. A plataforma também foi construída pensando em simplificar a forma de filmar, editar e publicar vídeos diretamente de um iPad, por exemplo. Os membros do projeto firmam parcerias com grupos locais para ajudar e ensinar a produzir o conteúdo. Já foram feitas experiências em lugares distintos como Jerusalém e uma reserva indígena no Arizona. Informações de Justin Ellis [Nieman Journalism Lab, 24/7/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem