Terça-feira, 21 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > JONAH LEHRER

Jornalista admite invenção de citações em livro

07/08/2012 na edição 706
Tradução: Larriza Thurler (edição de Leticia Nunes)

O jornalista Jonah Lehrer pediu demissão da revista New Yorker depois de admitir ter inventado citações do cantor Bob Dylan no livro Imagine – How Creativity Works, lançado este ano. Iniciamente, ele havia negado as acusações de falsificar as citações.

Em declaração emitida por meio da editora do livro, Lehrer explicou ter recebido um email de outro jornalista, Michael Moynihan, perguntando sobre as declarações atribuídas a Dylan. “As citações em questão não existiram, foram declarações não intencionalmente errôneas, que representavam combinações impróprias de outras já existentes, de uma entrevista gravada de arquivo entregue a mim por representantes de Dylan. Foi uma mentira que falei em um momento de pânico. Quando Moynihan insistiu no assunto, continuei a mentir e disse o que não deveria ter dito.”

A confissão de Lehrer foi feita depois de um artigo de Moynihan na revista Tablet, no qual ele mencionou outras reclamações sobre seu trabalho jornalístico. Segundo o New York Times, Lehrer foi forçado a desculpar-se por autoplágio – ele reutilizava conteúdo de seus trabalhos anteriores em publicações como Wall Street Journal e Wired em seus posts no site daNew Yorker. “Esta é uma situação terrivelmente triste, mas, no fim, o que é mais importante é a integridade do que publicamos e aquilo que defendemos”, afirmou o editor da New Yorker, David Remnick, sobre a saída de Lehrer.

A editora do livro do jornalista, Houghton Mifflin Harcourt, recolherá as cópias da publicação. As livrarias Barnes and Noble e Amazon também suspenderam a venda das edições impressa e digital. Este é o terceiro livro de Lehrer. Ele é graduado em neurociência por Columbia e fez mestrado em Oxford. Informações de Roy Greenslade [The Guardian, 31/7/12].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem